Aplicativos Para Prevenir O Estresse Universitário

No último semestre meu sobrenome foi estresse, trabalhos em grupo foram um inferno, conseguir equipamentos para filmagem era um parto e passar noites em claro escrevendo partes de uma bíblia de roteiro era rotina, mas descobri algumas coisas que podem ajudar você, amigo estressado, a não passar pela mesma coisa que eu.
#05 PicPay:

Este é um aplicativo pra vida!
A funcionalidade é bem simples: você faz uma carteira com os dados do seu cartão de crédito e da sua conta corrente, convence os colegas de grupo a fazerem a mesma coisa e pronto. É muito fácil enviar e receber dinheiros por ele, foi uma mão na roda nos momentos de divisão de contas. Extremamente recomendado pra quem vive em república e/ou em rolê com os amigos.
Contras: é preciso ter um cartão de crédito (que é resolvível com aquele pré-pago do supermercado) e uma conta corrente em algum banco cadastrado.
Prós: É bem mais fácil de fazer a divisão de contas e, caso você e seu amigo tenham bancos diferentes, previne que você pague taxas absurdas para fazer uma transferência de um banco para outro.
#04 Google Docs:

Não, você não está entendendo. Você não tem noção do adianto que é usar o Google Docs para trabalhos em grupo. Todas as pessoas do grupo podem estar trabalhando e editando ao mesmo tempo; lembro da véspera da entrega da tal bíblia de roteiro que mencionei acima e éramos quatro pessoas digitando e revisando os mesmos textos ao mesmo tempo.
Sem contar que, se você for um pouco controlador (assim como eu), é possível ver qual membro do grupo entrou, o horário que ele visualizou o texto e o que ele modificou. Tudo isso, integrado ao Google Drive, então, se acabar a luz no meio do texto, quando você voltar ele estará lá! Puro amor!
Contras: caso você tenha que entregar o trabalho escrito em regras ABNT, não conte com ele. Te recomendo fortemente a abrir o Word do seu computador mesmo, chorar no canto do quarto, respirar e abrir aquele PDF das regras que te deram no primeiro semestre.
Prós: Todos os integrantes do grupo terão acesso a tudo, não vai ter confusão de concentrar todas as partes em um integrante só. E, caso aquele carinha encostado do grupo reclamar que não sabe e nem viu, você vai tê-lo a sua mão. Sim, isso vai acontecer, vida que segue.
#03 Asana:

Vocês já ouviram falar de amor verdadeiro? Então…
Ok, vamos às verdades: vai ser difícil convencer os amigos que isso é extremamente importante para que tudo nessa vida de grupos seja muito funcional, vai ser complicado manter atualizado caso você não adicione ele a sua rotina, mas quando você perceber o que de fato é essa delícia, tudo fará sentido.
Ele é um organizador de projetos que permite uma certa administração metódica, permitindo que você designe funções e responsabilidades e que tudo isso tenha um prazo específico.
Contra: na versão gratuita (porque a gente é estudante e não tem dinheiro) só é possível ter até 15 membros de grupo, o que pro pessoal de Rádio e TV as vezes é complicado, e a maioria das coisas que te ajudariam demais fazem parte do pacote Premium.
Prós: O trabalho fica muito mais organizado, com prazos mais claros e visualmente mais fácil de saber o quanto falta fazer. (Um plus é o unicórnio que aparece quando uma tarefa é completada!)
#02 Google Agenda (com widget e compartilhamento)

Sou usuária de Android e esse aplicativo só é amor se você tiver o Widget, caso o contrário é bem dispensável.
Ok, vamos do começo. Essa é a minha tela de celular:

Ao lado direito tenho o tal Widget que eu mencionei, é como se fosse um preview dos eventos que eu tenho nos próximos quinze dias.
Geralmente eu coloco meu horário de aulas, trabalhos importantes e tarefas. Eu tenho três calendários com diferentes: Universidade, Trabalho e Pessoal.
O da Universidade eu compartilho com as pessoas do meu grupo e ele tem a cor roxa. O do Trabalho quem faz são meus chefes e eu o inseri nas minhas coisas por URL. O meu Pessoal, que é o que vocês estão observando, é separado em cores dependendo do tipo de evento que for inserido. Meu horário de aula, por exemplo, está em amarelo e meus eventos de lazer em vermelho.
Sem ele eu simplesmente não sei o que eu vou fazer da minha vida no meu dia. Sério.
Contras: como usuária de Android, eu só consigo ver uma utilidade de fato nele com esse Widget, caso contrário só vai ser mais um aplicativo pra te encher de notificação. No iOS eu não sou capaz de opinar.
Prós: o acesso à agenda é a maior vantagem; fica fácil visualizar suas aulas e trabalhos ou tarefas. Adicionar eventos às agendas é bem simples também, coisa de alguns toques e, caso você adicione o local, o visual do aplicativo em si fica bem interessante.
#01 Pinterest:

Lembra quando você viu essa rede social e pensou: “que inútil”? Nem tanto…
Agora eu vou focar em você, colega de curso de Rádio e TV, mas pode ser que a dica sirva para qualquer pessoa que trabalhe com visual e referências. Porque é exatamente pra isso que o Pinterest serve.
Vamos supor que você vai ser uma disciplina de Direção de Arte e tem que desenvolver um programa X ou Y. Faça um painel colaborativo e acumule as ideias visuais do trabalho, isso vai ajudar demais na construção do sua apresentação de slide.
Contras: a interface dele, independentemente de ser Android, iOS, Windows ou qualquer outra coisa, não é muito User Friendly. Ele assusta e é complicado em coisas que não deveria ser. Além de ter muito mais opções de conteúdo em inglês, mas isso é em quase tudo também.
Prós: por seu trabalho ficar muito mais visual, é mais fácil observar quais ideias funcionam e quais não.
Espero que o meu estresse contribua para que o seu seja menor e, se me permite mais um conselho, lembre-se sempre: você está na faculdade, seus trabalhos vão ser trabalhos de faculdade e vai rolar briga. Basta saber como você vai lidar com isso.