Daqui Pra Onde?

“Eu tava pensando, não temos mais pra onde ir…” — constatei para uma amiga próxima que geralmente discorda de tudo o que eu falo e penso politicamente. Apesar de parecer cruel, talvez seja por isso que temos uma relação duradoura há mais de 10 anos, não gosto muito de gente que só concorda comigo.

Enfim, paremos de falar de mim e vamos à crise de hoje: tá tudo uma bosta. Simples assim. Sem filtro, sem mimimi, sem rodeios… Estamos todos estressados, insensíveis, emburrados… Nossa juventude está ficando cada vez mais racista, mais homofóbica, mais machista, mais reprimida. O que aconteceu?

Observemos o Brasil primeiro, — e você deve saber que sim, essa que vos fala não tem medo de falar de que lado está — temos uma presidenta quase impeachmada mesmo com áudios comprovando que foi uma conspiração para acabar com uma investigação; temos o Rio de Janeiro quase declarando falência DIAS antes das Olimpíadas; temos possíveis conversas com a CNI sobre perda de direitos trabalhistas (e não adianta o outro lado falar que é boato, todos nós conhecemos a CNI); temos uma polícia assassina exterminando quem não tem atenção do Estado; temos meninas e mulheres sendo estupradas e destratadas dentro de delegacias que, em teoria, eram feitas para recebê-las de forma humana… Tudo isso com aquela cereja no topo que aparentam ser as eleições municipais.

Acho que todos já pensamos que talvez a solução seja sair daqui, fugir para algum lugar… Pergunto: pra onde?

O representante máximo da liberdade lá em cima está vivendo dias de caos também. Violência policial contra negros, um lunático fascista na corrida pela presidência, ataques terroristas — de todos os tipos, religiosos, homofóbicos, racistas — , uma mulher de índole duvidável e que provavelmente vazou informações confidenciais sendo a candidata menos pior para a presidência de lá… A vida não está fácil para o Tio Sam.

Vamos para o velho mundo então? Acho que não… Britânicos votaram por algo que não entenderam muito bem, libra a ponto de ter uma crise que talvez arrebente uma das economias mais seguras do mundo, Escócia e Irlanda deixando o barco antes que ele afunde, refugiados populando o continente em busca de um pouco de paz e oportunidade de reconstruir suas vidas sem o medo de alguém bater em suas portas e decapitá-los. Não conseguem. Ninguém quer esse problema pra si.

Qualquer lugar no mundo que a gente pensar, vai ter um problema. É como se estivéssemos numa bolha prestes a colidir com um vulcão. E me pergunto se toda a luta vale a pena. Sempre lembro daquela frase genial do Corgan que é completamente aplicável no momento que vivemos hoje:

Despite all my rage 
I’m still just a rat in a cage

Não somos todos?

Daqui pra onde, então?