O impacto da possível contratação de Paul Pogba

Econômica e taticamente, o que mudaria no Real Madrid com a chegada de umas das maiores jovens estrelas da atualidade?

Paul Pogba na estreia da Seleção Francesa na Eurocopa 2016. | Foto: Getty Images


Por: Giovanna Zeloni

Apontado como o principal alvo do Real Madrid nesta janela de transferências, o francês Paul Pogba pode ser o carro-chefe de um verão movimentado para o time merengue. Pogba chegaria à capital espanhola como um reforço importante e estratégico diante de uma possível punição da FIFA, que pode deixar o clube duas janelas sem poder realizar contratações.

O meio-campista também desperta o interesse do Manchester United, que tem o potencial não só de ameaçar a realização do negócio como também de aumentar o preço do jogador, que já beira os 120 milhões de euros segundo o jornal italiano La Gazzetta dello Sport. A esperança é que a negociação não se prolongue tanto como em casos recentes, e que o jogador já possa estar disponível na pré-temporada.

Apesar do preço alto, a contratação de Pogba pode ser um investimento. Possivelmente o primeiro galático da era Zidane - que, após a conquista da Undécima, deve continuar no comando do time -, o jovem de 23 anos já mostrou na Juventus e na seleção francesa que a pouca idade não inibe sua capacidade de desfilar qualidade em estádios importantes da Europa. Pogba já deixou o status de promessa para trás, acumulou experiência, e tem considerável potencial para evolução.

Se vale ou não o preço a ser pago é uma questão para o futuro, não para o presente. Assim como aconteceu com Gareth Bale, Pogba poderá ser rotulado antes mesmo de pisar nos gramados do Santiago Bernabéu. Quando, na verdade, o que vai definir os parâmetros para “barato" ou “caro" é sua atuação enquanto jogador do Real Madrid. O produto final comparado ao investimento, não apenas uma projeção de expectativas.

Pogba somou 10 gols e 15 assistências na temporada 2015-16, contribuindo para a Juventus conquistar seu quinto título nacional consecutivo, a Copa da Itália e a Supercopa italiana. A ida do francês ao Real Madrid pode até render ao clube italiano um jogador merengue como moeda de troca, com especulações apontando principalmente para Isco.

A concorrência no meio de campo madridista é grande, mas a principal vantagem que Pogba poderia trazer ao elenco de Zidane é em duelos aéreos, visto que seus 1,91m de altura o colocam à frente de Modric, Kroos, James, Isco e Kovacic nesse aspecto. Pogba também possui versatilidade de atuar bem pela esquerda do meio de campo, enquanto seus concorrentes cobrem mais a direita (James e Isco) ou o trabalho defensivo.

Pogba também traz uma alternativa positiva de passes longos - em contraste com Kovacic e Isco, que geralmente optam por passes mais curtos - e pode oferecer mais verticalidade ao time. Além disso, os dribles, que são recursos característicos do jogador, realçam sua individualidade e enorme qualidade, e tem o potencial de encantar a torcida do Bernabéu, que facilmente cai nas graças de jogadores assim.

Qualidade essa que poderá ser muito bem aproveitada no futebol espanhol, cujo estilo foca mais na técnica e no controle do que o futebol italiano, mais tradicionalmente físico. O francês precisará também se adaptar ao novo modelo, dosando tanto sua força física como a incidência de cartões amarelos, que totalizaram 12 durante a temporada na Juventus.

Em comparação com Modric, Pogba perde em contribuição defensiva e ganha em duelos aéreos. Com Kross, perde em passe e distribuição e ganha na habilidade de improviso. Com James, perde em ações ofensivas fora da área e ganha em intensidade mais à frente do gol. Com Casemiro, perde na intensidade do trabalho defensivo e ganha em potencializar o ataque. Com Isco, perde na habilidade de manter posse e trabalhar a bola em curta distâncias e ganha em longitude. Com Kovacic, perde em contenção e ganha em capacidade de infiltrar a defesa adversária.

Enquanto especulações inundam jornais esportivos do mundo todo e negociações acontecem nos bastidores, Pogba aproveita a chance de uma vez mais mostrar sua atual qualidade e futuro potencial à toda Europa, atuando pela França em território nacional. Que ele aproveite para se acostumar ainda mais com os holofotes.


👍 Recomende este artigo clicando no coração 💚 e não deixe de seguir a Galeria CR7 no Twitter 🐦.