Brasil x Flamengo: a história foi reescrita no Bento Freitas


Até quando uma partida de futebol pode permanecer na história? Quando é um marco, um feito histórico que talvez nunca se repetirá, a resposta é: para sempre. É o caso de um simples jogo de futebol no longínquo 1985. Naquele ano, o Brasil de Pelotas chegou à histórica terceira colocação na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Muitas partidas daquela campanha poderiam ser relembradas até hoje. Mas uma delas persiste na memória dos torcedores: Brasil 2x0 Flamengo. Isso mesmo, aquele Flamengo de Zico, Andrade, Adílio, Mozer, Leandro e Fillol.

Ídolo Bira desembarca em Porto Alegre. Foto: Terceiro / Eduardo Cunha

Quis o destino que os dois times se reencontrassem 30 anos depois, mais uma vez por uma competição nacional. Ontem à noite no Bento Freitas, em Pelotas, o Brasil recebeu o Flamengo de Luxemburgo, Pará, Alecsandro e cia. Bem diferente daquela seleção que jogava em 85, mas ainda assim era o Mengão.

A partida terminou 2x1 para os cariocas, com gols justamente de Alecsandro e Pará. Apesar da derrota, a emoção foi total, pois o gol Xavante foi marcado por Nena no último minuto de jogo, o que garantiu o jogo de volta no Maracanã (na primeira fase da Copa do Brasil, visitantes que vencem por 2 gols ou mais de diferença, eliminam o jogo de volta).

Estádio lotado para empurrar o Brasil. Foto: GE Brasil

Para os torcedores xavantes, pouco importou o resultado. Na verdade, o mais importante era conquistar o direito de jogar o jogo de volta, pois isso garantiria a renda da partida no Bento Freitas (mais uma regrinha da Copa do Brasil). O que chamou a atenção foi o extra-campo, e é disso que falaremos nas linhas que seguem.

Mesmo com orçamento enxuto, disputando a Série C, o Brasil se orgulha de ter a maior torcida do interior do Rio Grande do Sul. E foi o que se viu em campo. Mais de 10 mil sócios, alentaço, apoio irrestrito… e as campanhas foram um sucesso!


CHAMADAS PARA O JOGO


Com larga antecedência, o Brasil já promovia o “reencontro dos rubro-negros — 1985–2015” em seu site oficial. O interessante é que o time sequer precisaria chamar a torcida para o jogo histórico. Até porque os sócios têm livre acesso. Restaram poucos ingressos à venda, para alguns sortudos que desembolsaram uma boa grana.

Dias antes da partida, a TV do clube publicou algumas histórias do confronto de 1985, contadas por personagens da época. Confira os vídeos da GEB TV, com Doraci e Bira, ex-jogadores daquele time que bateu o Flamengo.

HOMENAGENS ANTES DA PARTIDA


A vitória sobre o Flamengo há 30 anos foi construída por um dos maiores times da história do Brasil. Comandados por Walmir Louruz e com gols de Bira e Junior Brasília, o Xavante bateu o Flamengo com dois gols curiosos. O primeiro, numa falha da defesa. O segundo, nem Brasília sabe dizer se foi por querer. Confira as reportagens da época e os melhores momentos:

Antes do apito inicial na noite de ontem, Louruz e Bira foram lembrados, receberam placas em homenagem ao jogo de 1985 e foram ovacionados por todos, em um Bento Freitas lotado. Confira AQUI a reportagem da RBS TV.

RETORNO DE IMAGEM


Esportivamente, com certeza o Brasil não gostaria de ter pego logo de cara o Flamengo. A probabilidade de eliminação é grande. Mas o apelo emocional que este confronto gerou é incontável somente em números. E o clube soube aproveitar muito bem a exposição. Nacionalmente, voltou a se falar do Brasil. E desta vez positivamente, apagando o episódio das brigas generalizadas nas finais da Série D.

Foi um dia histórico dentro e fora de campo. Será lembrado por muitos e muitos anos, independentemente do resultado de derrota. E certamente o Brasil colherá em breve o retorno de imagem desta partida.