E o futebol mexicano está rosa neste mês
Seguindo a abordagem deste Outubro Rosa, hoje vamos falar um pouco da exploração desta ação no mundo dos esportes. Mais precisamente no futebol. Enquanto a ação da Nestlè visava uma abordagem de impacto a partir de uma ação rotineira, a atuação dos clubes está mais relacionada a aplicação da cor em seus materiais.

E a liga mexicana de futebol profissional se destaca nessas ações. Durante todo o mês de outubro os clubes se engajam diretamente, amparados por uma campanha que surge com a organização da própria liga. Essa iniciativa surgiu devido ao grande número de casos diagnosticados em grau avançado no país (mais de 90% dos casos, de acordo com levantamento da imprensa local em 2012). Mais um dado comentado por lá, de alcance global: a cada 90 minutos, 90 mulheres morrem no mundo por causa da doença — sendo duas delas mexicanas.
Destacamos, como um grande exemplo, a atuação da marca alemã Puma. Além de criar uniformes femininos para este mês, ela explora as roupas de jogo, eventos de lançamento e potencializa a ação integrando a força dos rivais. Inclusive, é possível observar a ação da mesma marca em outro vizinho sulamericano, no Chile. Confira aqui o uniforme da Universidad Católica.

Fica registrado aqui no blog mais uma ação bacana. E reiteramos a necessidade da cooperação de todos envolvidos para o sucesso da mesma, partindo da Federação (órgão máximo nacional), passando pelos clubes e consequentemente abrindo a mente dos envolvidos, rivais em campo mas parceiros no combate por um problema social. A mensagem que mais importa é esta: o futebol pode ser um ator social não apenas como entretenimento.