MMA: Mais polêmica, agora com Vitor Belfort em pauta

GAMA Gestão de Imagem
4 min readMay 22, 2015

--

Como o título deixa claro, o MMA já foi assunto por aqui mais de uma vez, e sempre chega carregado de muita polêmica. Particularmente, a gente aqui na Gama adora uma discussão. Se existe mais de um ponto de vista, com certeza a possibilidade de crescimento está na nossa frente. Considerando a atmosfera instável que acompanha este esporte, com adeptos fanáticos de um lado e críticos duríssimos do outro, o MMA vem ganhando espaço no mercado. Já apresentou um crescimento mais acelerado, mas o constante envolvimento de suas principais estrelas em inúmeras polêmicas deu ainda mais força àqueles que sequer consideram mixed marcial arts um esporte.

Weidman vs Belfort: Encarada entre os lutadores foi bonita, com ou sem TRT.

Anderson “Spider” Silva é/era considerado o Pelé do octógono. Mas sofreu com lesões, escândalo com doping e a intenção de disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 no Taekwondo. Opinamos sobre tudo isso em um post polêmico (Confira AQUI). O lutador que sempre esteve na sua cola para o posto de “queridinho” das lutas era Jon “Bones” Jones. Era? Isso mesmo, Jones também vem colecionando polêmicas: doping pelo uso de cocaína, envolvimento em acidente automobilístico em que fugiu sem prestar socorro e ainda foi encontrada maconha no seu carro. Além disso, nosso post sobre ele mostrou como NÃO servir de exemplo de gestão de imagem, focado no encerramento de seu patrocínio exclusivo com a Nike por outro escândalo.

Amigos fora do octógono, Jones e Spider hoje são questionados pela postura fora do tatame

Polêmica: Vitor Belfort e TRT

Bom, é nessa linha que o MMA e o UFC sempre apareceram aqui. E dessa vez não vai ser diferente, pois vamos falar sobre o Vitor Belfort. Apesar de ter uma imagem de pai de família, religioso e sempre se comunicar muito bem por onde aparece, ele também carrega muita polêmica e abre questionamentos variados sobre sua atuação no esporte. A maior delas veio à tona no ano passado, quando o uso da TRT (Terapia de Reposição de Testosterona), terapia utilizada por Vitor, foi proibido pelo estado americano de Nevada. Belfort teve que se recriar sem a terapia, mas já garantiu que não teve problemas e que pra ele “foi uma melhora muito maior”.

Como é de se esperar, a imprensa sempre está atenta e pronta para instigar ainda mais polêmica. Essa semana surgiu uma comparação entre as 5 fotos que o UFC utiliza para divulgar seus competidores, onde Vitor aparece “com e sem TRT”. A diferença é nítida, mas vale a ressalva de que as fotos “com TRT” são anteriores a luta com Jon Jones na categoria meio-pesados — limite de 93kg. Já as fotos “sem TRT” fazem parte da promoção da atual luta, contra Chris Weidman pelo cinturão do peso médio — limite de 84kg.

Família Belfort é case de sucesso com a patrocinadora master.

Belfort é uma marca respeitada internacionalmente no esporte e, com certeza, a sua longa carreira e maturidade comprovada em entrevistas lhe rendem retornos interessantes no mercado. Ele é patrocinado pela SKY desde 2012, e constantemente a empresa de TV por assinatura ativa a marca do lutador. O grande desafio de marcas comerciais que não são deste meio fica evidente na ativação desta parceria, que rendem uma série de comerciais de Vitor com a sua família, explorando o seu lado “queridão”.

A atração do investimento das marcas no UFC é gigante por uma série de fatores. A gestão imposta pelos seus donos e administradores cria uma atmosfera perfeitamente comercial, pois há planejamento completo para cada categoria, cada evento conta com fortíssimas campanhas locais e internacionais, de acordo com o apelo do card. Assim, há oferta para variados públicos, e também em diversas plataformas — não apenas as lutas, existem lembranças como camisetas, bonés, equipamentos, bonecos dos atletas e, além disso, reality show nos países que a audiência apresenta números crescentes.

Enfim, o negócio vai muito bem, e muitas marcas correm para garantir seu espaço, como foi o caso da Reebok, hoje uma parceira exclusiva do UFC.

Brutalidade de algumas lutas, como esta de Pezão x Velásquez, colocam em xeque quem defende o MMA como esporte.

Mas a grande questão é: como evoluir como um esporte? Os inúmeros casos de doping, atletas sendo destaque em notícias por uso de drogas, excesso com bebidas alcoólicas, o questionamento interno e externo à entidade no que diz respeito a falta de padrão para as punições impostas… Nossa, essa lista é longuíssima! E provavelmente vai continuar ganhando muitos exemplos em um futuro muito próximo.

É inegável o fato de existir um #desempenho muito forte da organização e dos lutadores como marcas, mas o que nós vamos sempre questionar é como esse #desempenho será relacionado ao atleta. E se vamos questionar, é justamente por que acreditamos na sua evolução .

#desempenho #esporte #polêmica #UFC #MMA #VitorBelfort #ChrisWeidman #AndersonSilva #JonJones #Doping #Atleta

--

--