Existe META sim!

Mas afinal, o que é isso? METAGame ou apenas META (no contexto de videogames) nada mais é do que a configuração de componentes desse game (membros de um time ou cartas, ou classes e até skills) necessários para uma composição, visando obter o sucesso.
O metagame, por estatística, diminui a possibilidade de derrota, o que não significa a garantia da vitória.
Cada game, depois de lançado e com uma breve colocação no mercado, cria-se uma comunidade. Essa comunidade, a medida em que vão jogando, criam estatísticas de sucesso ou fracasso. É a partir dessa estatística é que se forma o META.

É fixo?
Tão fixo quanto uma Amoeba! Toda e qualquer modificação no jogo ou movimento na comunidade podem alterar o META.
O cenário competitivo normalmente é outro precursor de META. Quando equipes treinam para o cenário competitivo, elas criam uma estatística única sobre aquela equipe. Podem até ter configurações, completamente longe do META atual do game, eleito pela comunidade, isso é divulgado na mídia, fortalecendo e encorajando outros players a fazer o mesmo, modificando assim, a característica do META.
Outras alterações de significativas acontecem quando a produtora faz uma modificação saliente no game, como por exemplo, adicionar um novo personagem. Essa mudança, também vai causar movimento na comunidade, e até talvez na modificação de META. Isso também vale para modificações em cenários existentes no jogo.
Eu devo seguir?
Normalmente a atitude de todos os players é seguir com o METAGame sim, principalmente em grupos públicos, onde a porcentagem de vitória varia demais.
Muitos players defendem que o METAGame não é importante, que o importante é a diversão e a visão de cada um sobre o momento. A afirmação, pode parecer um pouco egoísta, mas é completamente concreta. Dado o cenário, o que pode acontecer é:
- Quem está interessado em diversão ter chances reais de prejudicar o gameplay de quem está interessado em competição. Assim como muitas pessoas querem e gostam de se divertir, muitas pessoas querem e gostam de competir no cenário de jogos eletrônicos (alguns até profissionalmente). O conceito de que jogos eletrônicos servem apenas para diversão foi lapidado no século passado e já sofreu uma série grande de mudanças.
- Em outro momento, é tentar realizar uma tarefa em time, e acreditar que a visão de uma única pessoa pode modificar toda a partida. Pode, não propagar a receita da vitória com os outros, ou não atuar em equipe, e prejudicar ainda mais o gameplay geral. Mas as vezes alguém com um papel um pouco diferenciado em liderança pode trazer a vitória contra times visivelmente capacitados.
E se eu estiver com o meu time fechado?
Como acontece no cenário competitivo profissional, com seus amigos, o mais interessante é criar uma estatística única e assim contribuir para uma melhor configuração para o seu time.
Se estiver com seu time fechado, jogue a melhor configuração decidida. O META nesse caso, pode servir como molde inicial, até vocês conseguirem a sua própria configuração.
—
Em base, o METAGame é algo necessário, principalmente para se aprender quais os papéis dentro da configuração do seu teamplay e gameplay.
Não é algo para se levar à risca, mas é algo para se entender como “muito importante”, modificá-lo, requer experiência, compreensão e entendimento dos seus companheiros de equipe.
–– G
