Existe META sim!

gamelogout
Aug 24, 2017 · 3 min read
“Você ao menos treina?” — Zarya

Mas afinal, o que é isso? METAGame ou apenas META (no contexto de videogames) nada mais é do que a configuração de componentes desse game (membros de um time ou cartas, ou classes e até skills) necessários para uma composição, visando obter o sucesso.

O metagame, por estatística, diminui a possibilidade de derrota, o que não significa a garantia da vitória.

Cada game, depois de lançado e com uma breve colocação no mercado, cria-se uma comunidade. Essa comunidade, a medida em que vão jogando, criam estatísticas de sucesso ou fracasso. É a partir dessa estatística é que se forma o META.

“Asha ve la noire” — Kael’Thas

É fixo?

Tão fixo quanto uma Amoeba! Toda e qualquer modificação no jogo ou movimento na comunidade podem alterar o META.

O cenário competitivo normalmente é outro precursor de META. Quando equipes treinam para o cenário competitivo, elas criam uma estatística única sobre aquela equipe. Podem até ter configurações, completamente longe do META atual do game, eleito pela comunidade, isso é divulgado na mídia, fortalecendo e encorajando outros players a fazer o mesmo, modificando assim, a característica do META.

Outras alterações de significativas acontecem quando a produtora faz uma modificação saliente no game, como por exemplo, adicionar um novo personagem. Essa mudança, também vai causar movimento na comunidade, e até talvez na modificação de META. Isso também vale para modificações em cenários existentes no jogo.

Eu devo seguir?

Normalmente a atitude de todos os players é seguir com o METAGame sim, principalmente em grupos públicos, onde a porcentagem de vitória varia demais.

Muitos players defendem que o METAGame não é importante, que o importante é a diversão e a visão de cada um sobre o momento. A afirmação, pode parecer um pouco egoísta, mas é completamente concreta. Dado o cenário, o que pode acontecer é:

  • Quem está interessado em diversão ter chances reais de prejudicar o gameplay de quem está interessado em competição. Assim como muitas pessoas querem e gostam de se divertir, muitas pessoas querem e gostam de competir no cenário de jogos eletrônicos (alguns até profissionalmente). O conceito de que jogos eletrônicos servem apenas para diversão foi lapidado no século passado e já sofreu uma série grande de mudanças.
  • Em outro momento, é tentar realizar uma tarefa em time, e acreditar que a visão de uma única pessoa pode modificar toda a partida. Pode, não propagar a receita da vitória com os outros, ou não atuar em equipe, e prejudicar ainda mais o gameplay geral. Mas as vezes alguém com um papel um pouco diferenciado em liderança pode trazer a vitória contra times visivelmente capacitados.

E se eu estiver com o meu time fechado?

Como acontece no cenário competitivo profissional, com seus amigos, o mais interessante é criar uma estatística única e assim contribuir para uma melhor configuração para o seu time.

Se estiver com seu time fechado, jogue a melhor configuração decidida. O META nesse caso, pode servir como molde inicial, até vocês conseguirem a sua própria configuração.

Em base, o METAGame é algo necessário, principalmente para se aprender quais os papéis dentro da configuração do seu teamplay e gameplay.

Não é algo para se levar à risca, mas é algo para se entender como “muito importante”, modificá-lo, requer experiência, compreensão e entendimento dos seus companheiros de equipe.

–– G

“É isso aí” — Roadhog

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade