Dogecoin & SHIB: Como as memecoins são diferentes de outras criptomoedas

Gabriel Vazquez
4 min readJan 6, 2022

--

Nesta lição, discutiremos as características das memecoins, o que as diferencia de outras criptomoedas e de onde vem o valor delas.

Leia sobre a história dos memes e sua importância para nossa cultura na postagem anterior.

O que você precisa saber

  • Na onda do Doge, surgiu uma enxurrada de outros tokens com tema de cachorro em 2021, todos competindo para ser a próxima grande memecoin.
  • O principal diferencial das criptomoedas-meme em relação às comuns é que elas enfatizam mais a comunidade e o marketing do que a inovação técnica.
  • As memecoins não competem para serem as primeiras a desenvolver uma inovação, mas sim a contar a piada.
  • As memecoins são mais voláteis do que as comuns, com ganhos e perdas geralmente superiores a 1.000%.

O entusiasmo muda rapidamente no mundo das criptomoedas. O homem mais rico do mundo promoveu uma moeda-piada de capitalização relativamente baixa. Ao mesmo tempo, a China proibiu o trade e a mineração de criptomoedas. Foi um golpe duplo que fez o mercado entrar em parafuso e perder 1 trilhão USD em uma semana.

Apesar do exagero, o mercado afundou o DOGE, e os ganhos expressivos do Dogecoin foram relativamente curtos. Desde então, ele caiu cerca de 75% em relação ao recorde histórico de maio de 2021. E até o último tweet de Musk, ele tinha saído da lista das dez principais criptomoedas por capitalização de mercado. É claro que o entusiasmo em relação ao possível retorno do DOGE diminuiu, mesmo entre os apoiadores mais ferrenhos.

A ascensão meteórica do Dogecoin abriu as portas para um novo tipo de criptomoeda. Se conseguisse deixar um token engraçado o suficiente, você também poderia lucrar com ganhos gigantescos. Como a criação de tokens ficou muito mais fácil, as “memecoins” começaram a surgir de todos os lados e tiraram proveito de um mercado em alta que havia sofrido uma queda pouco tempo antes. Moedas como SHIB e FLOKI fugiram da coleira (hehe) com publicidade que tinha um público-alvo muito claro em vista: anúncios como “Perdeu o DOGE? Pegue o FLOKI” inundaram o metrô de Londres.

Como as memecoins se diferenciam das criptomoedas comuns

O valor de muitas dessas criptomoedas é definido em várias casas decimais abaixo de 0. Isso é feito de propósito, porque não visualizamos de maneira fácil e intuitiva quantidades muito pequenas (ou muito grandes). Compreender esses valores é difícil para nossos cérebros. Se quiser fazer um teste, dê uma olhada no relógio da dívida dos EUA e tente entender rapidamente. O objetivo é fazer a moeda parecer muito barata e acessível e que grandes ganhos possam ser obtidos em relativamente pouco tempo. Afinal, se você comprar uma moeda por 0,00006 e ela subir para 0,006, vai multiplicar o investimento original em cem vezes.

Uma dinâmica de mercado interessante começou a se desenvolver. Antes, as principais diferenças entre os tokens eram técnicas: prova de trabalho e prova de participação, pequenos e grandes blocos, etc. Os desenvolvedores dos protocolos tentavam superar um ao outro e conseguiam uma vantagem competitiva com a introdução de algum recurso inovador que proporcionasse ampla adoção e suporte. Agora eles têm um novo tipo de competição: a batalha da publicidade. Quem tem os apoiadores mais barulhentos, engraçados e cativantes? Quem prometeu os maiores retornos? Quem acertou o momento do lançamento da moeda?

Sempre existiu a lei do pioneiro: o primeiro a desenvolver ou divulgar algo tem uma vantagem competitiva. No caso das memecoins, trata-se de qual projeto é o mais rápido na piada.

Veja alguns exemplos:

Quando Musk publicou no Twitter em março de 2021 que gostaria que um possível escândalo sobre ele fosse chamado de “Elongate”, os desenvolvedores não perderam tempo e criaram o token ELONGATE. Em cerca de três semanas após o tweet, o token já tinha cerca de 100 mil apoiadores.

Em novembro de 2021, a ConstitutionDAO, uma DAO (Organização autônoma descentralizada), levantou cerca de 40 milhões USD para dar um lance no leilão de uma cópia física rara da constituição dos EUA. No fim, eles perderam o leilão. No entanto, o burburinho que a DAO gerou com o token nativo PEOPLE ganhou força, e algumas pessoas até disseram que ele seria o “próximo Shiba”.

Isso me faz pensar que, não importa se um projeto é bem-sucedido ou não, se ele for popular o suficiente, poderá ganhar força. As memecoins não dependem de fundamentos, mas sim da maneira como se promovem no mercado. Dê uma olhada nos maiores ganhadores/perdedores na Coinmarketcap e você notará como algumas dessas moedas superam bastante o desempenho do mercado, com ganhos que normalmente ultrapassam a marca dos mil por cento.

Por outro lado, quando caem, elas podem ter perdas impressionantes. Quando tem força suficiente, uma moeda pode se intensificar de maneira rápida e atingir alturas meteóricas que podem levar os proprietários de tokens para a Lua ou para o fundo do poço.

Aprenda sobre as origens da Shiba Inu (SHIB) e suas diferenças em relação a outras memecoins na próxima postagem.

--

--

Gabriel Vazquez

EDU content writer for Bitso, based in Puerto Rico. Believes Bitcoin fixes this.