O que arte tem a ver com tecnologia? (Parte 5/7)

Essa é uma série de 7 notícias, uma em cada post, onde comento sobre a ascensão dos sistemas inteligentes e como irão impactar nossa vida. Se você não leu minha introdução sobre o tema, vale a pena conferir aqui e a notícia anterior aqui.


Olá!! Uma das notícias que repercutiu bastante por esses dias foi a pintura de um Rembrandt “original”, um pintor que morreu há quase quatro séculos. Foi uma campanha publicitária para o Banco ING criada pela JWT Amsterdam em parceria com a Microsoft.

Para isso eles usaram uma base de dados repleta de pinturas do artista, onde uma inteligência artificial analisou todas e conseguir definir os padrões, texturas, etc. Baseado nisso criou uma nova pintura, que provavelmente passaria batido como uma original diante de qualquer especialista. Lindo!

Assista ao processo e ao resultado final

O ponto que quero levantar aqui é a relação da arte com tecnologia. Com a ascensão das novas tecnologias, um novo leque de possibilidades artísticas está surgindo. Já existem artistas criando e se expressando em realidades virtuais, realidades aumentadas, impressoras 3D e muito mais.

Se pensarmos bem, a tecnologia já estava presente nas criações artísticas do passado, porém na forma de um pincel, de um martelo e uma barra para esculpir, de instrumentos musicais. Pense em quanta obra prima foi criada apenas com esses equipamentos.

Agora estamos ampliando as possibilidades, e os artistas que se sentirem atraídos pela abundância de possibilidades que o mundo digital oferece, criarão um infinito de arte que nunca vimos antes. Aqui deixo um vídeo sobre um artista digital e suas criações. Vale muito a pena ver! É em espanhol, mas dá pra entender bem =)

Conheça um artista digital

e aqui mais uma demostração genial de arte com tecnologia digital

Confira a próxima notícia aqui!

ps. Conheça o BOOT, um curso de criação de projetos de tecnologia para empreendedores.

Like what you read? Give Jean Hansen a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.