Rock in Rio: um case de sucesso nas ativações das marcas

Garnon
3 min readOct 8, 2019

--

Nós da Garnon tivemos uma missão diferente na semana passada: ver como as marcas se comportam na prática!

O assunto hoje é um case de sucesso gigantesco e o melhor: 100% made in Brazil. O Rock in Rio é um evento que já não é somente sobre música, e sim sobre entretenimento. As marcas planejam e executam ativações criativas para atrair o público.

Oi

A Oi disponibilizou Wi-Fi grátis em todo o parque olímpico e colocou seu 5g disponível para um público estimado de 100 mil pessoas por dia. Ao todo, 550 pontos de acesso foram instalados e 56 km de cabeamento instalados.

Coca-Cola

O espaço Coca-Cola foi alvo de sucesso. Ele oferecia um palco karaokê onde ninguém tinha vergonha de cantar na frente de uma multidão.

Seara

No espaço conceito da marca, houve uma aplicação de tatuagem digital com temática de bacon e comercialização de produtos. O espaço em junção com o movimento #BaconLovers recebe convidados e influenciadores.

Heineken

Uma das patrocinadoras oficiais do festival desde 2011, a marca está a frente da tirolesa, que tem 22,5 metros de altura e fica acima do Palco Mundo. A marca também realizou diversas ações dentro da campanha chamada “O rock não vem só do palco, vem de você.”

No palco New Dance Order, a Heineken esteve com um bar com um robô bartender instalado no balcão, demonstrando como pode ser os serviços de atendimento do futuro.

O Heineken Lounge é um espaço para convidados onde, nos intervalos dos shows, a banda criada para o festival “The All Greens”, reune oito músicos de diversos estilos musicais que tocam um repertório com mais de cem músicas inspiradas nos headliners do evento.

Tinder

Num espaço entre o Palco Mundo e o Sunset, o tinder em seu stand permite que as pessoas tirem fotos e façam intervenções artísticas personalizadas utilizando uma lata de spray infravermelho. O App ainda criou o Festival Mode no Tinder, um pin especial que pode ser acionado ao perfil. Com isso, é possível dar match com outras pessoas que estão no festival.

Natura

A marca estreante do Rock in Rio promove ação inédita. Ocupando o Velódromo do Parque Olímpico, “Nave, nosso futuro é agora” foi a primeira iniciativa cocriada entre anunciante e organizador do evento. Uma experiência multimídia em sessões de 15 minutos para 2400 pessoas. O conceito é que o espectador presencia uma narrativa sinestésica. A instalação contou com o maior painel de Led interativo já feito no Brasil, com 5 metros quadrados, além de efeitos visuais, sonoros e olfativos.

É possível observar que a relação entre marcas e festival possuem alguns pontos em comum. Todas em sua essência pregam a diversidade e a inovação, e isso faz com que se crie uma conexão entre todos os envolvidos, já que nenhuma empresa patrocinadora destoa dos ideais pregados pela marca do Rock in Rio. Apesar de serem ações de marketing, as ativações não são invasivas ou maçantes para o público.

Você esteve no Rock in Rio 2019? O que achou da presença das marcas no festival? Conta aqui nos comentários!

--

--

Garnon

GARNON é a junção de Garlic e Onion que do inglês significam Alho e Cebola. Assim como sistemas, são usados por pequenas, médias e grandes receitas.