Vamos falar sobre depressão?

Imagem: Google Imagens

Depressão é uma coisa invisível mas muito real.

Depressão é um achatamento. Enfraquecimento.

Desânimo.

E todo mundo já se sentiu assim um dia — e se falar que não pode ter certeza que vai passar 😊

Estar deprimido é algo que nem sempre se pode evitar. Até pra quem é forte uma hora as pressões da vida simplesmente podem te esmagar e você perder a perspectiva de ser capaz de fazer algo mais do que já fez.

Às vezes a dor é tão grande que a gente não consegue mais respirar e sente que vai sufocar.

Nem todo mundo tem a vida perfeita que você está postando no seu Facebook e Instagram. A vida real é bastante cruel, cheia de dor, medo e gente ruim.

Tem gente que foi abandonado. Tem gente que perdeu algo ou alguém importante. Tem gente que teve seus sonhos frustrados. Tem gente que recebeu promessas que nunca foram cumpridas. Tem gente que acreditou num futuro que nunca vai existir. Ser achatado não é uma coisa que se escolhe, é algo que acontece quando você não espera. Até tentamos correr pra que a pedra não nos alcance mas no fim ela nos vence.

O problema de estar achatado é que as pessoas a nossa volta acham que é frescura, que se você quiser pode sair dali sozinho. Se uma grande pedra cair em cima de você, como vai sair dali sozinho, sem ajuda nenhuma?

Quem se sente enfraquecido acaba se afastando do convívio social (ou será que é o convívio que se afasta porque sempre queremos perto de nós as pessoas que estão bem?) porque não tem mais energia emocional pra fingir que está bem. Estamos achatados, com uma grande pedra nos esmagando a cada segundo de nossas vidas.

E se você já viu documentários ou filmes sobre o Everest sabe que quando as pessoas acreditam que não podem fazer mais nada elas querem morrer. Elas pedem pra morrer apenas para acabar com a dor que estão sentindo. E acredite, com a depressão também é assim. E é assim porque não tem mais perspectiva. Não tem mais o que fazer. Não tem como fugir.

Vontade de não sair de casa. Vontade de não levantar da cama. Não tem motivo pra tomar banho ou se embelezar. Falta vontade de pra comer. Torcer pro dia acabar logo e não ver o outro começar. Nada dá certo. Tudo é uma grande farsa e não há pra onde fugir. Não tem mais força. Não tem mais motivação. Não tem mais perspectiva. Só uma dor insuportável, um buraco negro na alma, lágrimas, desânimo.

A verdade é que tem muita gente assim se escondendo na vida perfeita da rede social. E quando se vai as pessoas dizem “nossa, eu jamais podia imaginar”. A vida perfeita da rede social mascara bem isso mas não se pode fugir da vida real.

Depressão dói. Depressão te faz querer morrer pra acabar com a dor porque você não acredita que possa sair dali. Depressão te faz perceber que as pessoas só se interessam quando você está bem e pode oferecer algo a elas (e não sejamos hipócritas para dizer que a vida não é baseada em algum tipo de interesse).

Queria poder terminar este texto com uma explicação de como superar isso mas infelizmente não tenho. Nem sei se um dia vou ter. Só sei que vou vivendo e tentando não sucumbir debaixo da pedra que me achata todos os dias.