Quem realmente eu sou?

“Quem realmente eu sou?” é uma das perguntas mais difíceis de se responder. Tem gente que morre sem saber quem é de verdade. No entanto, as pessoas nos cobram essa resposta a todo momento. “Qual a sua cor favorita?”; “Qual filme te faz chorar?”; “Qual profissão você pretende seguir?”; “Por que você não namora?”; “Você é hétero ou gay?” e mais uma infindável lista de questões as quais somos colocados contra a parede todos os dias.

Responder sobre um bolo, por exemplo, é muito simples. “De quê é esse bolo?” — “de chocolate” — “Por quê de chocolate?” — “porque ele foi feito com chocolate”. E o mais importante: amanhã o bolo de chocolate continuará sendo um bolo de chocolate. Não, ele não passará a ter recheio de morango sozinho. Se for deixado em paz, num canto, ele continuará sendo um bolo de chocolate. Parece uma reflexão idiota, mas não é.

Já as pessoas são diferentes. As músicas que eu ouço hoje em dia são diferentes das que eu ouvia há dez anos atrás (com exceção de um ou outro artista). Minha cor preferida é azul, mas eu posso entrar em uma loja de roupas e me sentir melhor em uma camiseta cinza ao experimentar no provador. Eu posso escolher uma profissão no ensino médio e descobrir que era completamente daquilo que eu imaginava ao final da faculdade. E sabe por que isso acontece? Porque as pessoas MUDAM. Às vezes esquecemos desse detalhe que faz toda diferença em nossas vidas, mas precisamos nos lembrar sempre. E lembrar aos outros também.

Portanto, simplesmente NÃO se sinta pressionado a ter as respostas pra todas essas perguntas que te fazem diariamente. Você não é obrigado a ter uma definição completa do que você é, de tudo o que você gosta, nesse exato momento, na ponta da língua. Porque você está vivo e vai se transformando a cada dia, de acordo com as situações que a vida te sujeita. Seu único compromisso é ser verdadeiro com você mesmo. Muitas vezes, as respostas pra algumas perguntas estão dentro de nós mesmos, só esperando a gente se ouvir, se sentir e ser. Simplesmente ser.