Do que se trata o Golpe do Money Flip ou “Virar Dinheiro” no Instagram

Qualquer um que tenha gasto mais do que algumas horas navegando no Instagram já deve ter se deparado com o Money Flip, de fato, essa pode ser a razão pela qual você está lendo este artigo agora.

Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que seja qual for a modalidade do Money Flipping, e são muitas, todas são definitivamente golpe.

O que mais me surpreende a respeito dessa fraude é a simplicidade e o número de pessoas envolvidas, talvez por ela circular livremente em redes sociais, como o Instagram, Facebook, Twitter e outras.

No meu caso fui apresentado pela primeira vez por um cara que deixou um comentário em um dos meus posts. Ele me perguntou se eu estava interessado em “flip money” ou virar dinheiro em português, eu estava curioso sobre o que se tratava, então eu fui em frente e verifiquei seu perfil, foi então que me deparei com dezenas de fotos como essa abaixo.

Se você prestar atenção na última imagem, ela diz que você pode “virar” US $ 100 para US $ 1.000, US $ 200 em US $ 2.000 e assim por diante… ora alguém lhe apresenta essa matemática seu primeiro pensamento é “golpe”, mas porque é corroborada com todas essas fotos de pessoas exibindo pilhas de dinheiro, apesar de todos os sinais você pensa “hmm … talvez isso possa funcionar”

Parece muito convincente, e essa é a receita para um golpe sucesso (show me the money!), outras pessoas postam comentários falsos nessas mesmas fotos agradecendo o quanto foram ajudadas pelo “flip money” e como isso mudou sua vida… e infelizmente, isso tem atraído muitas pessoas, especialmente aqueles com pouca experiência online.

Então, o que é o Money Flipping ?

Em primeiro lugar, as fotos são falsas, copiadas de outros perfis e multiplicadas em centenas de contas do Instagram.

Na biografia desses perfis “money flippers” você verá que eles deixaram um número de telefone e pedem que você ligue para começar a virar de imediato. Assim que você entra em contato, eles lhe explicarão como tudo funciona até chegar a parte onde algum parente que trabalha em um banco e consegue adicionar um 0 a quantia que você deseja virar, ou outra história qualquer que explique como o dinheiro pode milagrosamente ser multiplicado por 10.

Obviamente, ninguém vai dar seus dados bancários, então o que eles sugerem é que voce saia e compre um cartão pré-pago e carregue-o com a quantidade de dinheiro que deseja virar, se você quer de $ 100 para $ 1.000, então você precisará colocar $ 100 no cartão.

Depois de preencher o cartão, eles pedirão que você forneça os números para que eles possam acessá-lo, adicionar o 0 e finalizar a transação. A todo o momento a pessoa na linha fala com seus colegas sobre quanto já viraram apenas hoje e que a meta diária já está quase no final, tudo para manter a sua confiança alta e soar mais legítimo, mas tão logo você lhes forneça os detalhes do cartão eles retiram o valor e “viram no mundo”… com seu dinheiro.

Nenhum dinheiro está sendo lançado, e qualquer valor que você tenha depositado no cartão não será visto novamente.

Em suma, se você se deparou com uma “oportunidade” de virar dinheiro como essa, o que você faz é não fazer nada! Tudo não passa de uma fraude. Espero que este post possa ajudar você leitor a não perder o seu dinheiro.


Originally published at gaunte.com on June 20, 2017.

- -
Leonardo é Web Engineer com 15+ anos de experiência trabalhando com clientes em 4 continentes, desde pequenas empresas a grande corporações.

https://gaunte.com