Por que você deve aprender JavaScript?

Eu conheço o JavaScript a mais de 10 anos, mas apenas de 2 anos para os dias de hoje eu passei a utilizá-lo como ferramenta para criar aplicativos cliente-servidor. Por isso gostaria de compartilhar meus insights sobre por que eu acredito que os iniciantes da programação devem considerar aprender essa linguagem.

Alguns fatos sobre a JS.

Ele foi criado em 1995 por Brendan Eich e um dos principais objetivos deste idioma era tornar a página web mais interativa. Por exemplo: o usuário passa o mouse sobre um elemento e este se movimenta. Hoje, esse mesmo efeito pode ser feito utilizando CSS.

Fácil de começar

Toda linguagem de programação requer seu próprio ambiente de tempo de execução. O chamado run-time environment é um programa que lê seu código fonte e o traduz para uma linguagem que é compreendida pelo processador. Se você está lendo este artigo usando um navegador significa que todo o ambiente para execução do JavaScript desta página já está instalado em seu navegador web.

Em suma, você pode começar a criar programas agora mesmo! Como? #1 crie o arquivo chamado index.html em seu desktop; #2 copie e cole o código fonte abaixo; #3 abra esse arquivo com o navegador e pronto!

<!DOCTYPE html> <html lang="en"> <head> <meta charset="utf-8"> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0"> <title>JavaScript Test</title> </head> <body> <script> alert("JavaScript is awesome!") </script> </body> </html>

JavaScript é popular

Como mencionado anteriormente, o JavaScript é executado no ambiente do navegador. Todo computador de uso pessoal, incluindo smartphones e tablets possuem navegador. O que significa que o JavaScript não pode ser deixado de lado pelas indústrias que usam aplicativos cliente-servidor. Isso leva a aumento de vagas de desenvolvedores JS.

Em 2009, o NodeJS foi introduzido no mercado como um ambiente de tempo de execução para rodar códigos JavaScript no lado do servidor. Desde então o JavaScript ganhou ainda mais fama, pois com uma única linguagem, antes utilizada apenas no front-end agora voce pode criar aplicativos cliente-servidor! Além de aplicativos móveis nativos (ios, android), hoje você pode construir qualquer coisa com JavaScript!

Grande comunidade

Aprendemos algumas razões pelas quais JS é uma linguagem popular e essa popularidade resulta em uma grande comunidade de desenvolvedores, fundamental para recém integrantes do mundo da programação obterem respostas para os problemas diários. Outra boa notícia é que você encontra um monte de recursos de aprendizagem na web.

Programação é dar e receber ajuda.

Originally published at gaunte.com on June 28, 2017.

- -
Leonardo é Web Engineer, especialista em front-end, 15+ anos de experiência com clientes desde pequenas empresas à grande corporações.

https://gaunte.com