Para que serve a informação?
Além de considerar ela como a base do conhecimento a resposta que nos vem à mente é que a informação serve para gerenciar.
Só que essa informação pode adotar diversas maneiras, pode ser um relatório mensal, cheio de números, um gráfico que mostra a evolução de um período determinado ou ainda esse mesmo indicador com uma meta a atingir. Cada uma delas nos mostra um estágio diferente de gestão.
Ao não ver evolução em um indicador de absenteísmo, uma vez questionei o gerente de uma planta para que utilizava essa informação, publicada em um mural, senão podiam fazer nada com ela e a resposta foi, sem duvidar: “para saber onde estamos parados”. Aclaro que se tratava de um indicador com uma meta muito objetiva.
Perguntei depois: e com isso que?
Ele me explicou então que assim eles poderiam ver a evolução do indicador.
Não vou fazer uma crítica disso porque durante muito tempo eu agia da mesma forma. Enchia a sala de indicadores dos mais diversos tipos com o único objetivo de saber onde estávamos parados. Sentia um alivio quando terminado o mês conseguia sua atualização e me preocupava por cobrar a todos as informações para fechar os indicadores.
Com o tempo me dei conta que nada disso mudava a gestão. Os gráficos que, aliás, estou convencido, muitos nem entendiam, não mudavam para nada o panorama, eles apenas nos mostravam onde estávamos parados.
Essa situação é muito comum nas Organizações de todo tipo e tamanho. Se mede porque nos ensinarão que não se pode gerenciar aquilo que não se mede. Mas medir não alcança, é uma condição necessária, mas não suficiente. Precisamos acrescentar a gestão desses indicadores que é algo mais que trocar eles quando fecha o mês.
A informação, a tomada de decisões e a execução vão de mãos dadas.
Medir sem uma meta ou, simplesmente comparando com o mês anterior, é a receita ideal para não agir. Nos acostumamos a essas oscilações e as tomamos como normais.
Medir com uma meta estabelecida, mas sem tomar decisões quando não a estamos atingindo é um estágio mais avançado de gestão, mas que não muda em nada os resultados.
Se tenho a evolução de um indicador que é chave e uma meta definida e não posso tomar nenhuma decisão, será que o problema passa pelas informações ou por minha capacidade para tomar decisões?
Se a informação é a base para tomar decisões, estas são o passo prévio a execução é isso muitas vezes se confunde em uma empresa quando estamos frente a um problema.
A solução de um problema começa pela informação, mas não termina aí, então podemos dizer que a informação serve para tomar decisões.
Se quiser saber mais sobre os pivôs da Gestão, leia Engajamento ou produtividade e O tempo como recurso escaso.
