04 de setembro de 2018 — treinando para o TCC

O diário de bordo da Prô Ge começa um dia antes da aula. Um representante da turma veio conversar comigo a respeito do TCC. A sala é dividida e eu fico com a turma B, enquanto a A fica com professora do TCC. Hoje ela iniciou o treino para apresentações e a turma B pediu para assistir. Acabei não preparando nada de mais e resolvi assistir com eles.

Porém, os “bonitos” não conversaram com a professora da disciplina, que vetou de início a entrada deles. Fui conversar com ela e dependendo da situação, eles não iam ficar mesmo. Ela permitiu porque eu pedi, mas reclamei com eles sobre fazer as coisas sem autorização prévia.

Dois grupos se apresentaram, um deles eu tinha dado uma ajuda com programação. E para mim foi interessante contribuir e dar umas sugestões e correções a eles. Por exemplo, algo que é ensinado errado é que o Arduino é um microcontrolador, sendo que na realidade ele é uma placa, uma plataforma microcontrolada. Porém, nenhuma crítica foi para desmerecer ninguém, pelo contrário.

Perguntei o dia da apresentação da minha turma, as aulas são na sexta. Vou vir assistir a deles também para dar meus “pitacos”. Ajudar a fazer uma boa apresentação final.

Ao final, uma garota da turma A veio falar comigo sobre o dia que eu viria para ajudar no trabalho dela. Na semana passada, a gente se falou por mensagem e ela não veio no dia que falei. Pela rápida conversa, entendi que ela queria que eu viesse quando ela pudesse. Alertei que estava ajudando voluntariamente e que se ela pagasse viria no horário que ela quisesse. Novamente ela veio perguntar se eu viria nesta quinta, mas como é véspera de feriado, os alunos nem querem vir a aula e vou deixar pra outra vez.

A professora da disciplina conversou comigo ao término da aula sobre o caso da aluna. Ela não quer uma ajuda, busca alguém que faça por ela. Isso não posso fazer, as ajudas que dou são pontuais, eu não posso e nem quero fazer o trabalho dos alunos. É preocupante que uma aluna do último ano esteja nesta situação. Acredito que vai reprovar.

Como serão os próximos passos? Aguardem nos diários de bordo da Prô Ge!

Gedeane Kenshima #comG

Written by

Professora, Mestranda, Engenheira, Técnica e palestrante na área de Arduino, Eletrônica, Internet das Coisas, wearables e movimento Maker.