31 de agosto de 2018 — parte 1 — Primeira decepção com os alunos

Este diário de bordo será dividido em duas partes: este vai tratar somente da aula de Sistemas Microprocessados II. A próxima parte sobre a aula de Metrologia.

Tento fazer um processo democrático entre os alunos. Porém, no caso desta turma, isso não aconteceu tão bem. Sinto eles um tanto dispersos da aula, às vezes sinto que preciso ser mais enérgica.

A aula iniciou com alguns alunos falando sobre exercícios não marcados pra nota ou dúvidas de tcc. Tive que interromper tudo para começar a aula de fato.

Fiz uma revisão de todos os assuntos tratados: algoritmo, fluxograma, funções, comandos, variáveis, constantes, comentários e laços de repetição ou de condição. O processo iniciou com um excesso de brincadeira e tive que falar mais sério, para eles interagirem com a aula.

Depois eles começaram a responder de forma engessada, mas os incentivei a falar o que tinham entendido e não o que estava escrito no PDF. A conversa foi fluindo melhor a partir de então, eles foram respondendo o que acham e fui ajustando conforme o conteúdo.

O coordenador entrou em sala pra me avisar sobre a reserva do anfiteatro para daqui a duas semanas. Convidei dois amigos para palestrar, um deles muito influente na área de eletrônica no Brasil: prof Newton C. Braga. Combinei com o coordenador de chamar o pessoal de todos os módulos do curso para assistir.

Quando o coordenador saiu, fui avisar sobre a palestra. Não é dia de aula desta turma comigo, mas achei importante que o conhecessem. Após o intervalo, eles voltarão para suas respectivas aulas. O outro palestrante, meu amigo Waldyr Reis, da Projetos Eletrônicos, vai bater um papo com minha turma do terceiro módulo. Porém, tive uma reação muito adversa de dois alunos do 4o módulo, que me deixou muito decepcionada.

Eles demoraram a ter aula nas quintas, pois o professor da disciplina saiu e tiveram que arrumar outro. Pelo que entendi, na semana passada tiveram a primeira aula. Ao dizer que daqui a duas semanas eles terão uma palestra com o prof Newton e ainda terá certificado, dois eles falaram:

-Ah não professora, a gente vai ser prejudicado. A gente não teve as aulas de quinta e ainda vai ter isso.

-O quê? Tento trazer algo diferente para vocês e ainda ouço isso? Então vou falar pro coordenador que o 4o módulo não vai assistir essa palestra.

(outros alunos): Naoooooo professora, a gente quer ver ele sim. Esses caras não sabem o que estão falando, nem sabem quem é o cara.

-Eu tô decepcionada. Bom saber disso pra não trazer mais ninguém. Se não quiser não assiste, não vou forçar ninguém.

Confesso ainda estar aborrecida. Sei que vou passar por muitos desafios como este. Mas é decepcionante você ouvir isso após seu esforço de trazer alguém diferente para trazer algo útil para os alunos. A mente engessada de somente assistir uma uma aula e fazer as tarefas é maçante demais. Alguns não olham as oportunidades, as coisas diferentes. Hoje entendo a decepção de muitos colegas docentes, de tentar inovar mas lidar com essas coisas.

Um aluno da turma apareceu pela primeira vez hoje. Eu não tive tempo de ir falar com ele. Porém, os colegas tinham dito que ele falta muito. Se falta e não justifica, vai reprovar por falta e não vai tirar tirar dúvidas dos exercícios práticos. Lembrando que a prova é após o feriado de setembro.

Haverá um outro diário dedicado a minha aula de Metrologia. Aguardem o próximo diário de bordo da Prô Ge!

Gedeane Kenshima #comG

Written by

Professora, Mestranda, Engenheira, Técnica e palestrante na área de Arduino, Eletrônica, Internet das Coisas, wearables e movimento Maker.