31 de agosto de 2018 — parte 2 — Contando um pouco sobre mim
Este diário de bordo da Prô Ge tem duas partes. Esta é a parte 2, referente à aula de Metrologia.
Após um baque daqueles na aula antes do intervalo, fui para a sala tratar sobre o início de uma segunda parte da disciplina: instrumentação industrial.
Senti que estavam um pouco cansados. Estavam em um número menor que o de costume. Mas fui falar um pouco de processos industriais e tipos de indústrias para contextualizar. Mas a aula tomou um rumo totalmente diferente do planejado.
Do nada entramos no assunto de carreira e graduação. Eu perguntei se iam prosseguir com os estudos na área, se tinham gostado. Um deles se manifestou dizendo que sim, que gosta de elétrica mas não sabia qual curso fazer. Um outro disse que vai seguir uma área completamente diferente, quer lidar com produção de vídeos e talvez Publicidade.
Eu comecei a contar minhas experiências na Engenharia e Técnico. Eles perguntaram o que fiz no meu TCC. Expliquei meu projeto de secagem de grãos de feijão e das dificuldades que tive em grupo. Lembro que eles até se manifestaram dizendo sobre “bater” nos colegas de grupo e etc.
Há alguns dias eles falaram da insatisfação de ter tirado uma menção R, que nunca tinham tirado essa menção antes. Mas eu comecei a falar das minhas muitas reprovações na Engenharia. No Técnico não tive reprovações, apenas uma nota baixa em desenho. Enquanto na Engenharia tive três reprovações no primeiro semestre e outras ao longo do curso. Também falei de uma aula do 4o semestre que dormi, pois estava em dois trabalhos e faculdade. O professor viu que estava dormindo, foi em minha direção, meus colegas me acordaram e ele me disse: “Dona Gedeane, você estava dormindo na minha aula?” “Ah professor, mó cansaço, eu trabalho em dois empregos” “Ganância sua, dona Gedeane”. Eles riram muito e lembraram do Julius, do Todo mundo odeia o Chris. Disse sobre que estendi um semestre devido ao TCC e eles brincaram sobre que faltava pra ir pro bar. Eu não bebo mas “fingiram” não acreditar.
Falei um pouquinho sobre minhas experiências pós engenharia. Quando trabalhei em metalúrgica, quando comecei a palestrar, quando saí deste emprego e me aventurei em uma vaga que fiquei 2 dias, quando trabalhei em um Fab Lab e fui demitida repentinamente, de alguns freelas e umas viagens até chegar na Etec.
Mostrei minha página com os diários de bordo. Um deles brincou dizendo: “Ah se eu ver algo meu vou processar”. Disse que não tem nomes citados. Ele disse que estava gravando minha conversa, mas depois riu. Achei interessante que alguns procuraram atentamente as aulas que eu escrevi sobre eles. E eles leram mesmo e lembraram das situações.
Disse pra eles para colocar meu nome no Google e ver o que aparecia. Viram vários links. Após isso, lembrei de um vídeo do meu antigo trabalho que apareceu no Pequenas Empresas Grandes Negócios. Eu estava praticamente como figurante. A gargalhada foi imensa quando eles viram um momento que dou uma olhada na câmera, eles pausavam e voltavam diversas vezes e rir até chorar. Eu também não me contive. Para terminar a vergonha alheia, mostrei o link do G1 onde apareci como a palestrante unicórnio da CPBR.
Um deles falou que a “meta de vida” era se tornar uma Gedeane. Pegou várias dps mas hoje conseguiu fazer tanta coisa. Outros se empolgaram com os diários de bordo e disseram que era muito legal ver o outro lado, como professora enxergando os alunos.
Confesso que fico com vergonha ao receber elogios. Mas por outro lado, espero inspira-los de alguma forma. Eu curto muito essa relação divertida com o 3o módulo e o ETIM. Espero que as coisas melhorem com o pessoal do 4o módulo também.
Aguardem os próximos diários de bordo da Prô Ge.
