Day 3 SWFW : PITCH, PLEASE! O Grand Finale acaba de começar!

Georgia Novaes
3 min readAug 26, 2018

--

O dia começa com um clima de correria e inspiração. É o último dia de SWFW, e é perceptível a saudade no ar que vai começando a se instalar. A galera tá no processo final de validação e elaboração das suas ideias. Acredite se quiser, é o último dia e ainda tem gente mudando o nome das suas startups.

E btw, isso é normal! O SW é muito maleável, ou seja, passa longe de uma metodologia engessada. O processo aqui tem inúmeras idas e vindas, erros, pivotagem e recomeços.

Pra quem não sabe, os erros no ecossistema das startups são parte essencial da prática e way of life empreendedor. Quanto antes, melhor, e o lance é transformar os erros em aprendizado. Os times lutam contra o tempo, mas conforme vão vivenciando a experiência surge a necessidade de mudar de ideia ou estratégia.

Errar é humano, e ensina. E a galera aqui tá aprendendo demais!

Tem muita gente que pensa que o processo e vivência aqui do Startup Weekend é igual entre todos os grupos, mas não, cada um segue seu timing de criação e desenvolvimento. O ambiente é livre, e cada ser humanx que vive tudo isso absorve a experiência de um jeito. Pluralidade não só na representatividade do evento, mas também nas diferentes maneiras de se inspirar.

Continuando os trabalhos, é a hora de mais transmissão de conteúdo inspirador. Quem assume o palco do SWFW nesse começo do nosso last day é a Juliana Lima, uma mulher incrível, ultra engajada no ecossistema das startups há anos e atualmente Community Manager do time do Sympla.

A missão da Ju foi instruir a galera sobre uma das responsas mais importantes do dia: a apresentação do pitch final para a banca de jurados. Antes do pitch final às 17 horas, haverá o pré-pitch, às 14 horas, que consiste numa preparação para a apresentação real oficial do pitch desse domingo de garoa em São Paulo.

Para quem não sabe, um pitch é uma apresentação direta e reta e curta, cujo objetivo é vender a ideia de uma startup para alguém, ou um possível investidor e no nosso caso, uma banca de jurados experts nos pormenores do ecossistema empreendedor.

Se der medo, vai pro pitch com medo menos. BE FEARLESS!!!!!!!!!!!!!

Os pitches finais do Startup Weekend Fintech Women devem seguir as seguintes recomendações:

- durar no máximo 4 minutos

- apenas uma pessoa apresenta

- e calma, segundo a Ju Lima: ninguém nunca morreu de pitch! Deixa o nervosismo pra lá e aproveita o momento!

Para construir um pitch incrível, nossa palestrante dá as dicas:

Primeiro, mencione o problema: o que você fala é mais importante do que o slide. Desenvolva o problema de maneira direta e reta pra apresentar aos investidores/banca/ouvintes. Humildade é a primeira característica considerada e necessária.

Logo depois vá adentrando a solução que vocês criaram: explique-a com objetividade e assertividade. É aqui que você deve demonstrar como vai resolver o problema que levantou.

Quanto ao time: Ju Lima aproveita pra falar que quem faz o pitch não é necessariamente quem teve a ideia, mas sim quem se comunica bem, tem postura e desenvoltura. Essas são características essenciais para uma apresentação bombástica!

O Day 3 segue a diante, e ainda promete muita surpresa nesse domingo de SWFW! O restante do nosso último dia de evento vai ser inteiro transmitido pelo Facebook Live! A gente não vai narrar por aqui porque o conteúdo em vídeo dá pra ver tudo que rolou em cada pitch de cada startup.

Segue a gente lá no Facebook: https://web.facebook.com/SWFintechSP/

Vamo que vamo porque o show não pode parar.

Aquele abraço,

Georgia Novaes — Content Manager SWFW

--

--