Como fazer valer seus 1:1s

Gustavo Toporowicz
4 min readJan 2, 2023

--

Um tema quente nas empresas atualmente é o foco nas pessoas. Cada vez mais as empresas tem dado atenção ao bem estar das pessoas e como impulsiona-las no dia a dia.

Derivado desse momento das empresas, um rito que apareceu é o 1:1, que é aquela reunião que você tem com a sua liderança. Esse é um ponto muito importante para o pilar de gestão de pessoas e uma ferramenta muito forte para que a liderança consiga estar mais próximo das pessoas.

Porem como uma pessoa liderada, como ajudar a fazer essa reunião ser produtiva e você tirar o máximo de proveito? Nesse post, vou listar algumas dicas que tenho usado no 1:1s que tenho, que me ajudaram a conseguir aproveitar ao máximo esse tempo com a minha liderança.

Conheça a sua liderança como pessoa

Use esse tempo pra conhecer sua liderança. Pergunte sobre a vida, sobre o que ela gosta, sobre a rotina ou dificuldades no trabalho. Isso vai te ajudar a vê-la como pessoa, e não apenas como quem te cobra todos os dias, isso te ajuda a entender as cobranças que ela tem e ter mais empatia quando alguma cobrança ou demanda de ultima hora chega.

Alinhe sobre expectativas

Alinhe sobre o que ela espera de você. É extremamente importante você ter visão do que está sendo esperado de você naquele momento. Isso ajuda a conseguir construir pontos para você desenvolver o seu PDI e como atuar nele no dia a dia, além de conseguir fazer um link com essas expectativas.

Sua liderança não tem bola de cristal

Sua liderança não possui uma bola de cristal, por mais que ela se esforce e crie a maior empatia do mundo, o mundo remoto deixa isso ainda mais difícil. Suas dores são suas, então comunique de maneira clara, fale sobre seus medos e ansiedades com relação ao trabalho, assim você consegue ajudar a criar o melhor alinhamento e foco para o futuro.

Fale de suas entregas

Fale sobre as coisas que você está fazendo, isso é importante para que ela tenha visibilidade sobre seu trabalho, fale sobre o que tem ocupado seu tempo, quem ajudou, alguma iniciativa que você está puxando, isso ajuda a sua liderança a entender como você está no trabalho e melhor ainda, numa promoção.

Porem, é difícil chegar no 1:1 e lembrar de tudo que você fez, como organizar isso?

Brag Document

Na tradução direta, Brag document significa “documento para contar vantagem”, é um documento onde você anota todos os pontos importantes que você entregou e desenvolveu, te ajudando a conseguir mostrar suas entregas a cada 1:1.

Você pode usar o Brag Document para apoiar seus assuntos no 1:1, como um check list dos itens que você precisa falar, como também apresenta-lo para a sua liderança e juntos vocês discutirem os pontos que você adicionou nele.

Exemplos de Brag Document

Meu primeiro Brag Document foi uma especie de check list do que eu fiz de 1:1 até o outro, comecei fazendo uma especie de diário dos itens que abordei a cada dia.

A ideia era usar esse check list para me apoiar na discussão dentro do 1:1. Isso me ajudou muito a parar de esquecer itens que aconteciam no dia a dia que eu tive de pontos importantes e chegava no 1:1 e esquecia 😆.

Esse segundo modelo, é o atual que uso para controlar os itens que tenho atuado, com isso consegui deixar mais organizado, além de filtrar por itens específicos para entender no que eu tenho me destacado mais.

Vale lembrar que não existe um modelo ideal, você pode procurar o modelo que mais te ajuda no dia a dia e que consiga agregar nas suas conversas com sua liderança.

Referencia sobre Brag Document: https://jvns.ca/blog/brag-documents/
Template para um Brag Document

É isso pessoal, espero ter ajudado!

--

--

Gustavo Toporowicz

Software Engineer @ iFood - Lover of Team Building and Functional architectures