Campus FAPA conta com biblioteca equipada, porém pouco utilizada
A biblioteca é um ambiente vital para quem deseja tirar o melhor proveito da vida acadêmica.
Por Giovana Moraes, Bruno Raupp e Leonardo Dutra

Ainda que as bibliotecas escolares sofram com recursos escassos e falta de interesse dos governos, as universidades conseguem formar bons acervos, principalmente por contarem com incentivo financeiro das próprias instituições.
A biblioteca do campus FAPA da UniRitter teve a vantagem de absorver todo o material que já estava disponível da Faculdade Porto-Alegrense.
Ela é o maior complexo de livros dos três campi (3.600m²), contando com três andares e um subsolo. “Antigamente, todas as obras ficavam no subsolo. Hoje em dia, elas ficam no segundo e terceiro andar, que não era utilizado anteriormente”, diz Clarissa Pacheco, auxiliar de biblioteca no período matutino (tarde) e estudante de Medicina Veterinária.
Em relação à soma de novas obras ao acervo, Clarissa informa que depende do plano de ensino dos professores. Caso os livros selecionados não estejam no catálogo, eles são adquiridos para os próximos semestres.
Biblioteca digital
Além da estrutura física silenciosa e aconchegante, a biblioteca do Campus FAPA também conta com uma plataforma digital.
Os alunos podem reservar e verificar a disponibilidade de seus livros de interesse através do portal do aluno em “minha biblioteca” ou através do próprio site da UniRitter em www.uniritter.edu.br/biblioteca
Por mais que existam diversas facilidades para o empréstimo dos livros, por exemplo — é possível solicitar obras dos outros campi através do malote semanal, o número de alunos que retira livros fisicamente ainda é baixo.
Clarissa acredita que isso aconteça em detrimento da disponibilidade de PDFs online, facilitando o acesso e a leitura por parte dos estudantes.

lém disso, a biblioteca disponibiliza o QR CODE, onde — através da leitura de um código — o aluno é direcionado diretamente para a página de consulta ao acervo. Entretanto, após tentativa de utilizar o recurso, o direcionamento levou para uma página indisponível do Facebook.
Regras da casa
Alunos de graduação têm direito a retirar seis livros por vez, podendo ficar com eles por até cinco dias úteis — acadêmicos em época de TCC contam com número de empréstimo e dias de entrega maiores. Cada estudante pode renovar as obras por 30 vezes seguidas, caso estas não estejam reservadas.
Em casos de não devolução no prazo proposto, há multa de R$ 2,50 por livro por cada dia útil de atraso. Esse valor aumenta quando o livro em atraso estiver reservado por outro aluno, passando para R$ 5,00 por cada dia corrido, contabilizando sábados, domingos e feriados.







