Pimenta no prato Indiano é refresco.

Giancarlo Alves
Sep 4, 2018 · 4 min read

Ahh, a culinária, uma das coisas que mais tive dificuldade em me adaptar, mas que mais sinto saudades!

Mas, antes de entrar na comida em si, tenho que fazer uma observação à forma como as pessoas comem na Índia. Para nós brasileiros, acostumados com garfo e faca, pode parecer estranho no início, mas você dificilmente verá um indiano utilizando talheres no dia a dia.

A ferramenta utilizada para comer é outra, é a mão direita.

A mão direita é usada como garfo e faca. No próximo post irei abordar sobre o porquê da mão direita e não da esquerda.

No começo utilizar a mão para comer foi algo difícil, principalmente para cortar a comida. Peguei algumas aulas com meus amigos e hoje já sou craque. Confesso que as vezes quando estou sozinho em casa ainda uso a mão para comer, além de poupar trabalho posterior com limpeza ela inibe um péssimo hábito que temos no Brasil (que eu me incluo nisso), comer e mexer no celular ao mesmo tempo. Quando sua mão fica suja de comida você não pode mexer em nada até acabar e ir lavar a mão, logo, seu foco está 100% na comida e no ambiente ao seu redor.

Eu e meus amigos indianos comendo um delicioso Chicken Biryani.

Agora voltando ao que interessa aos nossos estômagos, a culinária indiana é fantástica em termos de temperos. Acredito que nenhuma culinária no mundo tenha tantos temperos diferentes e usado de tantas formas como a indiana. No mercado se você não souber o que comprar pode acabar com algumas sacolas cheias só dos diversos tipos de temperos indianos.

Infelizmente, no brasil é muito difícil de achar muitos desses temperos, e os poucos lugares que importam cobram preços altíssimos.

Além dos inúmeros temperos, a primeira coisa que você irá perceber quando comer um prato indiano é que sua língua logo começará a queimar. A quantidade de pimenta que eles comem é algo impressionante. Nos primeiros dias até os pratos que eu pedia com pouca pimenta precisava de muita água para conseguir digerir.

E tem aquele ditado, queima quando entra, queima quando sai… verídico.

ABS Challenge

E falando em problemas com pimenta, nunca vou esquecer uma experiência que tive no restaurante Plan B. Fui com alguns amigos, e um deles pediu um prato chamado “ABS Challenge”, eram algumas asas de frango com um molho ultra apimentado por cima.

Famoso ABS Challenge do Plan B — Asinhas encapetadas.

O problema é que eu não sabia que ele havia pedido esse prato, quando ele me ofereceu uma das asinhas, aceitei. Pior decisão da minha vida. Peguei com a mão direita e mordi logo metade da asinha. Quando aquilo chegou a minha garganta minha boca inteira já pegava fogo, minha garganta então começou a queimar também e meus olhos a lacrimejar.

Por reflexo passei a mão no olho para enxugar as lágrimas, mas minha mão estava com molho do frango, e meu olho logo começou a arder mais do que dedão quando ranca a unha jogando bola descalço.

Lembro de ir ao banheiro, abrir a torneira e enfiar minha cara e boca embaixo da água por cerca de 20 minutos ininterruptos.

Mas, como tudo na vida, vamos nos adaptando… depois de muito perrengue com pimenta, hoje consigo comer comida apimentada sem grandes problemas.

Os pães!

Outra delícia da culinária indiana são os pães. Eles tem uma grande diversidade de pães indianos, cada um com uma farinha e um tempero diferente.

Isso é Chapati, um dos mais populares pães indianos

Chapati https://goo.gl/images/Spr2iP
Kulcha https://goo.gl/images/5L9mA5
Naan https://goo.gl/images/uXB4No
Paratha Ehttps://goo.gl/images/ezyBy3

Todos esses são pães indianos. Todos uma delícia. Geralmente você come acompanhando de um curry ou “Masala” indiano.

A carne de vaca, proibido!

Aquilo que todos ouvem dizer que carne de vaca é proibida na Índia é verdade.

Ou pelo menos meia verdade.

É possível sim encontrar restaurantes que vendem carne de vaca, porém, esses restaurantes são beeem limitados, tem uma autorização especial do governo, não podem atender grande público e são geralmente restaurantes focados em clientes internacionais. Em Chennai existiam 3 ou 4 restaurantes apenas que encontrei que vendiam carne de vaca.

Um prato de bife (eles não têm cortes específicos de carne, eles têm só o steak), sai por volta de R$50,00. O que para os padrões indianos é bem alto, mas eu me dava ao luxo de comer uma vez por mês.

É incrível ir no McDonalds e no Burger king e não tem um Whooper ou um Big Mac, se limitando a comer lanches de frango ou vegetarianos. Cheguei a provar um hambúrguer de batata no Mcdonalds da Índia, que decepção! Acho que nunca comi um lanche tão ruim na minha vida.

Menu típico do McDonalds indiano, apenas lanches de frango ou vegetarianos.

Então se você gosta de tempero, pães e principalmente pimenta, ou se você é vegetariano ou vegano, não deixe de visitar a Índia (falo como se fosse fácil ir até lá rs).

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade