Sobre o nós, o eu e o atropelamento de todas as coisas.

Quantas vezes paramos para nos questionarmos sobre a rapidez com que os dias passam? Sobre o tanto que queremos realizar e que, às vezes, parece esmagado pelas horas, pelos dias, pelas semanas, pelas pessoas,… por nós mesmos?

Opa, pera!

O mundo segue acontecendo. Os dias seguem nascendo. O planeta segue girando. E que bom, né?!

Tem uma frase do Buda que diz assim:

"O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente".

Viver sábia e seriamente o presente.

O PRESENTE.

Há quanto tempo a gente não se conecta mais com o presente? Com o hoje? Com o agora?

(Respire profundamente e expire — 3 vezes. Respirar é tão vital, é tão importante. Lembre-se disso. Várias vezes no seu dia! E aqui, não vale pular essa etapa! Tá?!)

O agora tem sempre aquela expectativa de futuro latente que vem nos seduzir e fazer esquecer que o presente é o primeiro passo para se conquistar os desejos do futuro.

Então, vem cá, vamos conversar…

O que te traz para o aqui e agora?

O que te deixa mais próximo de quem você é?

Muitas pessoas buscam na meditação, na espiritualidade, na música, no cozinhar, … se reconectar com o seu eu mais profundo. Há quem busque na mãe-natureza. Há quem conecte a natureza com todos esses outros fatores.

Há quem se conecte consigo se conectando com a natureza.

Dentre os Elementos Essenciais da Biomimética (inovação inspirada na natureza) temos o ethos e o reconectar. Os Elementos são parte das ferramentas da Biomimética, aplicados em diversos projetos, em diferentes áreas.

No entanto, são importantes também como elementos de evolução e reflexão para cada um de nós, como seres humanos.

O ethos é a essência.
Jogando no Google (guru!) você encontrará o seguinte significado: uma palavra com origem grega, que significa “caráter moral”. É usada para descrever o conjunto de hábitos ou crenças que definem uma comunidade ou nação. No âmbito da sociologia e antropologia, o ethos são os costumes e os traços comportamentais que distinguem um povo.

Agora, experimente refletir por 1 minuto (não se atropele):

Qual a sua essência? Quais os hábitos e crenças que "definem" você? O que distingue você das outras pessoas?

Como faz?
O reconectar é reconectar-se.

Reconectar é fácil. E é. Pelo menos, parece fácil, né?! Então experimente lembrar a última vez em que você pensou em você. Pare e pense. É sério, tá?!

….

(ok, podemos seguir!)

Sabe quando você ouve no avião as instruções de segurança e uma delas é primeiro ajustar a sua máscara de oxigênio e depois auxiliar os outros? É bem por aí… de forma geral, na vida.

Você já se olhou no espelho hoje e refletiu o quanto você é uma pessoa especial? O quanto a sua existência tem importância para tantas pessoas ao seu redor? O tanto que você importa para você? Para você! Seja você a pessoa mais importante da sua vida.

Reconecte-se; reconecte-se com você mesmo.

NAMASTÊ.
Originária do sânscrito, Namastê que, literalmente significa “curvo-me perante a ti” em um sentido mais amplo, significa “o divino que habita no meu coração, saúda o divino que habita no seu coração”.
O gesto expressa um grande sentimento de respeito, invoca a percepção de que todos indivíduos compartilham da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo.

A partir do momento que conseguimos nos abraçar, nos enxergar e nos amar (é clichê, eu sei — mas continua sendo uma baita verdade) conseguimos respeitar a nossa existência.

Quando respeitamos a nós, respeitamos aos outros. Podemos entender o nosso valor no mundo. E podemos reconhecer o valor dos outros nesse mundo também.

Há quem acredite que somos seres terrestres buscando experiências divinas… no entanto, eu desafio vocês à transformarem e elevarem as suas consciências e se perceberem como os seres divinos que somos (e perfeitos— com todas as nossas imperfeições) vivendo uma incrível experiência terrestre.

Encontre a sua paz.

"Esteja aqui agora, AQUI AGORA" — tá? então tá!

Esteja aqui agora! Esteja aqui com você — agora!

Reconecte-se com você mesmo. Reconecte-se com a sua essência. Reconecte-se. Eu aposto que você vai se surpreender ao se (re)encontrar com essa pessoa maravilhosa: você.

Ps.: Namastê.