Bastidores de best-seller dariam um romance

Giannini
Giannini
May 28, 2014 · 2 min read

Os bastidores do sucesso de A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert, que a editora Intrínseca está lançando no Brasil, dariam um romance à parte. Depois de ser publicado na França, em setembro de 2012, o segundo livro do escritor suíço Joel Dicker tornou-se um best-seller instantâneo, vendendo mais de dois milhões de exemplares.

A Verdade Sobre o caso Harry Quebert conta a história de uma garota de 15 anos de New Hampshire, nos EUA, desaparecida e morta no fim dos anos 1970. Trinta anos depois, um jovem escritor investiga o caso para provar a inocência de seu amigo e mentor, o Harry Quebert do título, acusado de ter tido um caso impróprio com ela na época e de matá-la.

A escalada do segundo romance de Dicker começou logo após a publicação em 2012 de seu primeiro livro, Les Derniers Jours de Nos Pères (Os Últimos Dias de Nossos Pais), sobre um pelotão de operações especiais inglês em atividade na 2ª Guerra Mundial.

Dicker apresentou os originais de A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert, escrito em um prazo recorde de dois anos, para o seu editor. Impressionado com o resultado, ele decidiu acelerar o processo de publicação. O resto é história.

Na Feira de Frankfurt, a editora do livro, a francesa Éditions de Fallois, vendeu os direitos de tradução para 32 países. O contrato para a língua inglesa demorou mais para ser costurado e acabou sendo vendido para Christopher MacLehose, publisher inglês responsável pela edição da trilogia Millenium, de Stieg Larsson, na Inglaterra e EUA.

MacLehose vendeu os direitos de A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert para a Penguin Books, que marcou a data de lançamento do livro para maio nos EUA. O adiantamento pago a Dicker foi de mais de US$ 500 mil, segundo reportagem publicada pela revista Hollywood Reporter.

    Giannini

    Written by

    Giannini

    Jornalista, crítico de cinema e, mais importante, pai do Antônio, minha obra-prima

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade