Benfica vs Porto: O que esperar?
Análise a mais um clássico português: será a confirmação de uma grande entrada na época por parte do Benfica?
Na nossa visão, este jogo terá uma destas duas orientações:
- o Porto assume, desde logo, alguma superioridade do Benfica, e tenta gerir o jogo de forma a alcançar o empate e, dessa forma, permanecer com 3 pontos de diferença.
- ou procura jogar “olhos nos olhos” com o Benfica, lutando por, em caso de vitória, obter igualdade pontual com os encarnados, ficando ainda com vantagem no confronto direto (vitória fora de casa).
Um dos fatores que justificam alguma diferença de qualidade entre os planteis é o facto de o Benfica manter a mesma estrutura da época transata retocada com reforços cirúrgicos, que dão alguma dinâmica e/ou homogeneidade à equipa. Por outro lado, o Porto perdeu bastantes titulares da época passada, nem sempre vendo os seus lugares serem reforçados.
Acresce ainda que nos parece uma incrível leitura de jogo e um magnífico trabalho no que toca à análise do adversário antes e durante o jogo por parte da equipa técnica do Benfica. Surge assim como aparentemente improvável um deslize dos encarnados — os quais, em caso de vitória, alcançam o inédito feito de vencer os 4 primeiros jogos oficiais da época.
Ressalve-se, contudo, o facto de se tratar de um clássico. Como a história nos mostra, nem sempre nestes jogos ganha a equipa que se encontra na mó de cima.
Por último, faltam 3 dias para o desafio. Não parecendo provável, não excluímos fatores (lesões ou opções surpresa) que mudem a história do jogo e tornem esta antevisão desenquadrada.
Acima de tudo, espera-se um magnífico jogo cheio de emoção à semelhança de todos os jogos disputados entre os dois clubes.
Publicaremos, em breve, um texto de análise tática.
Continue a seguir-nos.