Um dos meus principais problemas quando estou mestrando é com o Falar difícil.
Lucas Bozo Span
2

Com relação a falhas no falar difícil, uma opção é dar uma informações de conhecimento publico que podem ou não ser verdadeiras - os boatos, e ainda usar um movimento do mestre (dê preferencia a movimentos suaves - nada de matar o cara por uma falha num teste de conhecimento). E é claro, não conceda o bônus por agir de acordo, afinal foi uma falha.

Ex.: PJ vê pegadas grandes no caminho e procura alguma informação a respeito delas na memória (6-).
MJ responde: você percebe pela profundidade da pegada que o bicho é grande (verdade), e relembra que na ultima taverna as pessoas contavam um causo do Devorador da Floresta, uma besta mítica imortal que já matou mais de 30 pessoas, é responsável por inúmeros outros desaparecimentos e já foi morta mais de 3 vezes — apenas para se levantar de novo. Dizem que ele é invisível na mata, esquivo como o vento e devastador como uma tempestade (mentira). Enquanto você relembra tudo isso, gotas de sangue caem no seu ombro — olhando pra cima você enxerga o corpo do caçador que saiu pela manhã da taverna (revelar uma verdade indesejada).

Eu poderia ter descrito o predador, mas trata-se apenas de um troll com sorte e com poderes imaginados pelo medo que o povo sente.