7 motivos para não assistir ao Jornal Matadouro

Você chega do trabalho cansado(a) e liga a TV nos canais abertos para se distrair um pouco enquanto vai se jogando no sofá quando de repente: SANGUE! Assalto, sequestro, estupro, latrocínio, estelionato, assassinato, maus tratos…E os temas são tão violentos e bem apresentados que você fica preso(a) a eles por horas.

Pois bem, estes conteúdos não fazem bem para você e eu vou explicar os porquês.

1 — Negativismo

2 — Crianças assistem

3 — Amedrontamento

4 — Sem objetividade

5 — Energias negativas

6 — Interesses duvidosos

7 — Suscetibilidade

1 — As matérias do Jornal Matadouro tem em sua grade de reportagem assuntos negativos com ou sem solução pela investigação da polícia. Notícias boas acontecem, mas o foco do jornal é o crime, a violência e a crueldade humana, isso pode ser explicado pela nossa tendência de querer ver a desgraça rolar. Mas notícias boas acontecem na mesma ou em maior proporção que as notícias ruins, porém esse telejornal não se interessa por elas, talvez porque traga esperança e um pouco de paz para as pessoas que vivem neste mundo caótico.

2 — O Jornal Matadouro exibe a sua grade de desgraças com uma linguagem explícita que não convém às crianças como “matou”, “estuprou”, “foi abusada”, “cometeu latrocínio”, entre outras. Explique pra uma criança curiosa por natureza o que é cada um desses tópicos, e você perceberá o quão desnecessário é ter esse tipo de assunto na sala da sua casa onde suas crianças brincam no chão enquanto você se deleita com o sangue do Jornal Matadouro.

3 — Minha irmã é fã desse tipo de Jornal Matadouro, e apesar dos meus avisos ela sempre os assiste. Já foi assaltada 3 vezes. Eu, tentei explicar que ela por assistir esses conteúdo fica inconscientemente amedrontada e acaba expressando isso através da linguagem corporal (inconsciente) e o assaltante, treinado em ler os “alvos fáceis” partiram pra cima dela. Esse medo, entre outras coisas, é alimentado pela sensação de incapacidade ao se deparar com a crueldade humana explícita dentro de nossas casas, trazidas por Jornais Matadouros entre outros.

4 — Faça o teste: assista ao Jornal Matadouro de sua preferência com o espírito crítico com a seguinte pergunta em mente — Com qual objetividade esse jornal está me trazendo essa matéria? — e verá o que não tem. Não é a solução do crime, nem o conforto das famílias com os traumas, não é a conscientização da população em relação à violência (todos sabemos que o mundo é feio), então, qual é o objetivo? Leia o item 6.

5 — Você assiste os Jornais Matadouros e fica com aquilo na cabeça por horas, dias e até semanas, seu pensamento erradia aquela energia negativa à respeito do crime, e suas emoções começam a atuar negativamente, seu corpo começa a produzir substâncias tóxicas baseadas em sua forma de pensar e sentir o mundo. Duvida? Estudo um pouco sobre Física Quântica e o poder do pensamento.

6 — Engraçado que a mesma TV que te assombra de tarde, te consola com soluções espirituais milagrosas na madrugada. Imagine que você ficou tão assustado(a) que não conseguiu dormir, daí tu liga a TV na madrugada e o que tem lá? SANGUE? Não. A solução pra toda a problemática colocada em sua cabeça de tarde. Pense nisso.

7 — A Televisão utiliza diversos estudos psicológicos, sociológicos, históricos e filosóficos para atuar, nada na TV é por acaso. Cores, imagens, sequência, horário, velocidade, linguagem… Tudo está ali minuciosamente para te passar alguma coisa, se é boa ou má, aí você decide. Existem pesquisas feitas por essas entidades para que sua mensagem atinga o público correto, a TV foi feita pra emocionar, e a emoção vende e muito, por isso 30 segundos na TV são tão caros. Horas de programação de TV te deixa suscetível a ser favorável a concordar com suas ideias, produtos, ideais, filosófica, psicologia entre outros. Duvida? Complete a frase: Sou brasileiro e não… É gripe? Bandido bom é bandido… Corta pra m…

Conclusão

Temos que ficar espertos com a programação da TV, postulamos que tudo o que passa nela é verdade e na verdade não é, o mundo possui muitas desgraças, sim possui, mas não acrescenta em nada no seu dia a dia ficar sabendo disso, o mundo também possui matérias excelentes sobre medicina, tecnologia, psicologia, tratamento de doenças, trânsito, inovação, empreendedorismo, motivação entre outras tantas coisas. Mude o foco do seu interesse na TV, busque um programação construtiva ao invés de uma negativa, esteja alerta nas ruas, em casa, ou onde estiver porque sabemos que a prevenção é a melhor solução.

O Brasil é um país violento e não é sentando e assistindo TV que você ajuda na diminuição do crime, existem outros, encontre os seus. As polícias Civil e Militar possuem cartilhas em seu site sobre como se resguardar, elas são úteis pois explicam como se portar em várias situações. Este é só um exemplo de como podemos buscar fontes alternativas ao Jornal Matadouro, pois lá é a notícia pela notícia, sem razão ou busca por solução aparente. Busque conteúdos bacanas na web, na TV e em livrarias. Tire esse peso das desgraças da humanidade das suas costas, você não precisa disso pra ajudar a construir uma humanidade mais positiva, alegre, feliz e responsável.

Gil Marinho — Professor de Artes.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.