UX Writing — Comfortherapy

Beatriz Gimenez
4 min readSep 30, 2021

--

Este artigo é parte do Case “Comfortherapy: Descomplicando a terapia online”.

O que é UX Writing?

UX Writing é tudo que deve ser escrito para garantir a melhor experiência do usuário. Fazendo assim, as melhores escolhas das palavras para uma marca para ter um grande impacto em como as pessoas irão encontrar e interagir com a empresa. Em vista disso, o Writing tem grande destaque em UX.

Princípios de UX Writing

Os princípios de UX Writing definem três práticas centrais que devem ser obedecidas, conforme checklist definido pelo Google:

  1. Claro. Focar em novas ações que as pessoas podem realizar, com mensagens livres de jargões oferecem contexto.
  2. Conciso. Mensagens devem ser diretas e eficientes.
  3. Útil. Orientar as pessoas sobre a próxima etapa.

A linguagem da marca deve fazer um balanço entre ser claro, conciso, útil e refletir uma personalidade única.

Introdução

Após concluímos a primeira etapa de desenvolvimento do Comfortherapy, percebemos que poderíamos nos aprofundar no assunto UX Writing. Então assim surgiu a oportunidade de pensarmos mais com calma no que poderia ser criado ou até mesmo melhorado. Tendo isso em mente, começamos o desenvolvimento em deste subcase em 5 passos:

1. Missão

Primeiro como não havíamos devido antes a nossa missão, decidimos começar por ela. Caso exista alguma duvida sobre para que serve a missão da empresa, saiba que é a razão pela qual a empresa existe.

A nossa missão é tornar possível a todos o acesso a sessões de terapia online.

2. Visão

Seguimos para a visão da nossa empresa, que tem como objetivo mostrar onde queremos chegar e o que esperamos do futuro.

Ser reconhecida como uma das 50 maiores empresas que tornou a terapia acessível no Brasil.

3. Valores da empresa

E então chegamos no valores que são os princípios que regem as ações e comportamentos de todos o indivíduos que fazem parte de uma empresa, como sócios, acionistas e colaboradores.

  1. Ética e transparência nas relações;
  2. Acessível para colaboradores, clientes e parceiros;
  3. Foco nas necessidades das pessoas;
  4. Comprometimento com as pessoas;
  5. A vida em primeiro lugar.

4. Personalidade da marca

Depois dos três fatores fundamentais para a elaboração de um planejamento estratégico já estarem definidos, começamos então pensar sobre a personalidade da marca, que nada mais é do que: A marca é associada a características humanas e psicológicas, sendo representada por elas. O objetivo é gerar uma identificação com o consumidor e fazer com que os clientes em potencial se identifiquem com o que a empresa oferece.

Quais características de personalidade a ComforTherapy teria?

  • A ComforTherapy tem um comportamento pessoal e amigável;
  • A ComforTherapy tem o pensamento cuidadoso e planejador;
  • A ComforTherapy é moderna sempre em busca da inovação.
  • A ComforTherapy é madura e estável, pois buscamos nos comunicar com segurança, conforto e credibilidade de forma mais séria para conscientizar as pessoas.
  • A ComforTherapy é acessível a todos. De acordo com a nossa missão é tornar possível a todos o acesso a sessões de terapia online, ajudar e transformar a vida das pessoas de forma ética e transparente e isso é a ComforTherapy.
Definições da personalidade da Comfortherapy

5. Tom e Voz

A partir da nossa personalidade da marca, partimos para um processo de definir nosso tom e voz, de maneira que encaixasse com o que a marca se propõe de maneira que também compreendesse as personas, entendo suas etapas da jornada dentro do aplicativo. Abaixo elencamos um pouco de como a Comfortherapy se comporta diante dos seus usuários, exemplificando sempre em como dizemos e como não dizemos.

Considerações finais

UX Writing é muito além de só escrever textos, na verdade é tudo aquilo que é escrito para entregar a melhor experiência para a pessoa que está utilizando seu produto. Foi através disso que buscamos mostrar a missão, visão e personalidade da marca da Comfortherapy, para que assim nos pequenos detalhes, escrevêssemos textos que fossem mais humanos com nosso usuário, para entregar conforto e segurança na hora do uso do nosso aplicativo. Levando em conta a empatia para com o usuário, seu nível de compreensão, o contexto, o momento da jornada, o sentimento e seus objetivos, tudo que fosse compreensível para as personas, para que assim seja entregue a melhor experiência.

--

--