Para viver sonho de menino, família se muda para capital do Skate
João, que morava em Santos, mudou para Floripa com intenção de seguir forte no Skate e na música
João Victor Rojas, de apenas dez anos de idade, já correu quase o país todo disputando o circuito brasileiro de Skate, e também com grande habilidade na guitarra abriu o Show dos Aliados na cidade de Santos. “Entre o Skate e a música não tenho preferencia, pretendo viver praticando os dois durante um bom tempo, os dois se completam, e não me imagino sem os dois.”
O menino conhecido como Linguinha, iniciou no skate aos cinco anos de idade, e a partir daí, passou a colecionar várias conquistas no esporte, como o título de campeão no circuito da “OI”, campeonato brasileiro, realizado no Rio de Janeiro. E a coquista de vice campeão do torneio nacional, conquistada em Garopaba. Quando tinha oito anos, o garoto mudou com sua mãe e irmã para Florianópolis, conhecida como a capital do skate no Brasil, para investir ainda mais na modalidade.

Linguinha, morava na cidade de Santos, com a sua família. Incentivado pelo pai, que praticava a modalidade, o menino que tinha só cinco anos de idade foi competir pela primeira vez em um torneio realizado em Santos, na Praça Palmares, sendo que era seu primeiro contato com o esporte, sagrou-se vice campeão da competição. A partir desse dia, João se apaixonou pelo Skate, e deu inicio a uma nova fase, a fase da competição. Junto de seus pais e irmãos, viajou pelo país em busca de títulos e diversão. “Sobre as competições é uma vida muito cansativa, de dedicação, viagens longas, treinos intensos, mas vale cada segundo”, afirma Daniel Adrião, pai de João.

Atualmente João mora em Floripa, que é considerada a capital do Skate no Brasil, ele pratica a modalidade com diversos craques do esporte, como seu ídolo, Pedro Barros, além de outras promessas do Skate mundial. “A mudança para lá, pensando no esporte foi boa, agora ando de Skate com a melhor equipe do mundo, a RTMF, equipe do principal skatista do país, Pedro Barros, tem diversos profissionais e os melhores do Brasil são de lá. A cidade onde moro dá mais tranquilidade para minha mãe, estudo de manhã e depois da escola posso sair, andar nas melhores pistas do país que são de lá, além disso, é tudo próximo de onde moro, pistas, padaria, passo o dia com meus amigos”. Diz João.

Mesmo longe de seu pai, o garoto herdou outra qualidade, a Música. João Linguinha desde pequeno toca guitarra com seu pai, e agora pratica o instrumento com seu professor. Apesar de toda qualidade com as rodas de Skate, ele também tem habilidade com as cordas da guitarra, tocando em bares com seu pai, bandas e até participou da música de abertura no Show dos Aliados, realizado em dezembro de 2018, na cidade de Santos.” Foi uma experiência incrível, desde o ensaio até a apresentação. Aprendi que em uma grande apresentação tudo tem que ser no tempo certo, tudo precisa ser feito em sintonia, é um pouco tenso, ainda mais na frente de uma multidão, no começo, estava tremendo, mas apesar de tudo, foi ótimo. Só me arrependo de não ter feito o “Mosh”, uma expressão usada quando o cantor, guitarrista se joga na galera”.
João Victor se apresentou com a banda Aliados, em uma casa noturna da cidade de Santos e uma das presenças na plateia que mais marcou, foi a do jogador Neymar Junior, que no momento do show o menino não sabia que o craque do PSG estava assistindo, mas ficou muito feliz e surpreso quando soube. “Já tinham comentado que ele (Neymar) ia, mas eu não acreditei, quando falaram que ele estava lá, fiquei muito feliz, mas infelizmente não consegui conhece-lo.”

Além de se apresentar com a banda Aliados, diante de famosos na platéia, João também conta da vez que tocou na virada do ano com seu pai, um show que eles fizeram em uma praça em Serra Negra. “ Eu e meu pais estávamos com os equipamentos, então quando soubemos da oportunidade de tocar na praça, aproveitamos. Foi demais, tinha bastante gente, e o pessoal sempre pedia para tocar mais uma, e foi mais legal ainda, porque meu pai deixou eu fazer todos os solos do Show, ficamos até as 4 horas da manha, saí de lá cansado.”
“Comparando os dois esportes, o Skate requer mais esforço, tenho treinos de queda, preciso de coragem, muitas vezes tive que cair de propósito para melhorar minha queda, com o intuito de se caso acontecer eu não me machucar. A música me ajudou um pouco a perder o medo, claro que para uma apresentação o começo sempre é tenso, e depois me solto, os treinos são mais para perfeição, entrar em sintonia com a música. Sei que são diferentes, mas para mim os dois tem tudo a ver, adoro as competições de Skate, a adrenalina, mas eu não consigo viver sem música, Skate e Rock and Roll se complementam.”
Apesar de amar essas atividades, o menino de dez anos, pratica outras modalidades também, para exercícios de passatempo, ele gosta de andar motocross e quando era mais novo adorava a capoeira, não é a toa que foi bi campeão paulista.
Atualmente a mãe do Linguinha, Erika Rojas, leva ele para as competições, e ao lado do pai, procuram apoiar ao máximo e incentivar, e estarão presentes no próximo compromisso dele no esporte, João disputará a final do campeonato brasileiro de Skate que será realizada no dia 23 de novembro deste ano. Além do desejo de ser campeão brasileiro, o garoto tem a intenção de montar uma banda com seu irmão, onde quer assumir o papel de cantor e guitarrista, já no esporte João sonha um dia em disputar uma Olimpíadas, já que recentemente o Skate tornou-se uma modalidade Olímpica.