Mais de 500 mil eleitores votarão fora do Brasil
Esse ano as eleições contaram com o maior número de brasileiros votando fora do País
Com 146 mil eleitores a mais que em 2014, as eleições de 2018, vai ser a eleição com o maior número de brasileiros que votarão fora do Brasil. O número desses eleitores que votam fora do pais vem aumentando de eleição em eleição, em 2014 foram 354.184 mil pessoas que computaram os votos de fora do pais, e esse ano passaram dos 500 mil emigrantes que se alistaram para votar.
Ainda assim, muitos dos brasileiros que moram fora do pais, não pretendem votar, alguns por própria opção outros por motivos que os impedem, que é o caso de Rafael Serrano, recém-chegado nos Estados Unidos, o estudante de 19 anos declarou a vontade de votar para contribuir de alguma forma com o que acha de certo para o pais em que nasceu, mas por morar em Blytheville no estado de Arkansas um estado em que não tem consulado brasileiro, dificulta ele de exercer o seu voto. O estudante de gerenciamento esportivo, saiu do Brasil apos ter uma oportunidade de estudar e jogar futebol em uma faculdade dos Estados Unidos, chegou a pouco tempo no país mas vê uma semelhança no processo eleitoral dos dois países, tanto no Brasil onde viveu anos, como no pais em que vive hoje.
“Processo eleitoral nos dois países são muitos parecidos, muito nebuloso e também não é muito confiável.”
O estudante brasileiro pretende ao terminar a faculdade e continuar trabalhando nos Estados Unidos e voltar para o Brasil apenas para visitar e passar ferias.
Já Juliana Carvalho, mora em Nova York a algum tempo, diz também que não vota, mas por opção, ela acha importante o voto de fora do país, mas acaba justificando a sua ausência nos dias das eleições.
“ acho importante o brasileiro que mora fora do Brasil voltar, mas eu nunca corri atras das questões burocráticas que precisam para votar e no final sempre acabo justificando.’’
Fernando Silveira Carvalho, marido de Juliana, mora em Nova York a dois anos mas vive desde 2011 nos Estados Unidos onde fez faculdade de Direito na cidade de Chicago e hoje exerce a profissão no país faz diferente, ele vota por achar muito importante exercer a cidadania, mesmo não vivendo no Brasil, para ele o voto é a principal ferramenta democrática para fazer valer a voz da maioria do povo, e isso não conta apenas para quem vive no Brasil, por se sentir em primeiro lugar um brasileiro ele vê como muito importante votar, principalmente por se ver insatisfeito com o atual governo brasileiro. Termina dizendo que:
“É a melhor maneira de apresentar a minha voz nisso tudo é com o voto’’.
Fernando também se acha bastante apto a votar, por estar sempre acompanhando as notícias da política brasileira, e ver as notícias chegarem nos Estados Unidos, com uma imparcialidade maior até do que no próprio Brasil. O advogado sonha em voltar para o seu país um dia, mas nao coloca a politica como questão de sua decisão e ve como boa a politica em que presencia hoje.
“As instituições democráticas são muito arraigadas e firmes. Elas protegem cidadãos e não cidadãos americanos de bem, mas os motivos que me levaram ao Brasil não tem nada a ver com isso.’’
Todo dos entrevistados vê o Brasil como um país que precisa melhorar, e ao viver em outros países, eles veem como países como Estados Unidos e alguns da Europa, exemplos das políticas a serem seguidos, então muitas vezes buscam votar em candidatos com características parecidas com os presidentes dos países em que vivem.
Eles também torcem para que os eleitores que não vivem no Brasil continuem aumentando ao passar dos anos, por pensarem que mesmo de longe os brasileiros podem ajudar o pais de alguma forma.
Para o Brasileiro que vive fora do Brasil votar, ele precisa se apresentar a sede da embaixada brasileira mais próxima e requerer um titulo eleitoral comprovando sua residência no novo pais.