A faculdade importa ?
Em uma época onde o conhecimento técnico pode ser encontrado de diversas maneiras de forma descentralizada e livre, sem a necessidade de um órgão ou instituição física, existem aprendizados não-técnicos que, somente, uma faculdade pode ensinar: o desenvolvimento pessoal.
No dia 1 de setembro, tive o privilégio de sentir a sensação de dever cumprido ao colar grau pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo (IFSP-CJO), Campus Campos do Jordão) no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Curso este que me parece muito em alta devido a rapidez do mesmo e pela grande oferta de faculdades pelo mesmo. Porém, será que esse diploma fez alguma diferença na minha vida ? Será que me senti uma nova pessoa durante o percurso de meus estudos ? E se eu não tivesse feito uma faculdade ?
De fato, sou muito grato por todos os acontecimentos que ocorreram durante esses três anos e meio de lutas. A história da minha vida teria sido muito diferente se não tivesse ingressado no nível superior.
O fato de eu iniciar na faculdade com apenas 17 anos me fez sentir uma evolução de amadurecimento absurda! Atualmente, possuo 21 anos. Olho para trás e vejo quantas pedradas tomei, quantas falhas corrigi e como melhorei como ser humano. A faculdade não tem só um viés acadêmico.
No IFSP, tive acesso ao meu primeiro emprego, o qual me preparou para o mercado de trabalho, tive uma experiência gigantesca com a produção de um ERP para gestão de franquias, a qual me ajudou a ser um profissional muito mais capacitado. Confesso que por muitas vezes não foi fácil, o dinheiro era curto, porém a recompensa profissional foi maior. Certamente, amigos que só pude ter o prazer de conhecer no ambiente profissional, devido à faculdade. Só tenho a agradecer ao Antônio Carlos, Alisson, Marcelo, Melissa, Gabriel, Luiz, Luana, João Paulo e João Pedro. Vocês foram demais! Obrigado ACS Desenvolvimento.
Na sala de aula, tive professores que me ensinaram muito mais do que lógica de programação, estrutura de dados, gestão de equipes de TI etc. Me ensinaram a aprender. O principal diferencial de um profissional dessa área é ter a capacidade de ser autodidata e conseguir trabalhar com conceitos multidisciplinares. Muito obrigado a todos os meus mestres! Vocês foram muito importantes em todos os sentidos.
Infelizmente, sou nascido em uma geração denominada Millenial, a qual tem por característica não lidar muito bem com frustrações e não estar acostumada as mesmas. Durante minha estada como estudante de nível superior, tomei algumas pancadas que me fizeram aceitar melhor os erros e utilizar o fracasso como forma de desenvolvimento pessoal. Então, deixo aqui o meu agradecimento pessoal ao Professor José Augusto Manzano por ter “me reprovado” em Lógica de Programação I e ao meu amigo de classe Diogo por ter me dado aquela bronca pública que nunca vou esquecer na vida. Esses fatos me fizeram um homem melhor e me ensinaram a gerenciar melhor minhas frustrações.
“Não deixe as frustrações dominar você, domine-as. Faça dos erros uma oportunidade para crescer. Na vida, erra quem não sabe lidar com seus fracassos” — Augusto Cury
O networking e a troca de experiências são as palavras-chave para um curso superior bem proveitoso. Disciplina, humildade e perseverança são mantras que devem ser utilizados com vigor, durante toda a caminhada. Não poderia finalizar esse texto sem agradecer aos meus pais por toda força e pela oportunidade que me deram. A vocês, o meu eterno agradecimento!
Após essa reflexão, posso afirmar que o diploma fez diferença na minha vida. Tenho em mente que isso não é uma verdade absoluta para todas as pessoas. Porém, é praticamente impossível adentrar um espaço rico em conhecimentos de todos os tipos e não se sentir tocado de alguma maneira. Nem sempre a explosão de aprendizado será técnico, mas você será coberto por novas experiências com pessoas e essas mesmas pessoas podem te ajudar a realizar seus sonhos ou, pelo menos, chegar mais próximo deles!
Para saber mais
É novo por aqui ?
Caso você seja novo por aqui, recomendo que você dê uma passada no Comece por aqui, assim você poderá entender melhor do que se trata esse blog. Aproveite e dê uma olhada nas minhas publicações anteriores.
Feedback e contato
Toda opinião e crítica construtiva é muito bem-vinda, afinal, só iniciei esse tipo de trabalho paralelo para aperfeiçoar minhas habilidades e poder ajudar as pessoas. Caso você queira bater um papo, me mande uma mensagem direta pelo Twitter ou Telegram. Só peço que se identifique dizendo que leu algum artigo meu para não ficar uma situação meio assustadora (kkkk)!
Obrigado pela leitura e que a Força esteja com você!
