Desafios da EU S/A

Pesquisamos historias sobre grandes profissionais, estudamos todas as melhores técnicas da profissão, e acreditamos que se fizermos um ótimo trabalho, o cliente nos encontrará. Entramos de cabeça na primeira oportunidade de alugar uma sala, colocar o endereço no cartão de visita e mostrar que somos capazes.

Logo percebemos o que acontece quando se inicia e se faz tudo por conta própria: nada! O telefone não toca. A agenda não enche. É quando isso acontece que a maioria dos profissionais liberais percebe que só o conhecimento profissional não é o suficiente para sobreviver ao temido “mercado”. Como “peixinhos no mar”, não conseguimos ter a visão completa do que está acontecendo até identificar o que dá certo com base na tentativa e erro, mas e se você se considerasse uma empresa?

As empresas contratam um administrador, equipe comercial, financeiro, etc., para que contribuam com seus conhecimentos para o sucesso do negócio. Porém o profissional liberal não tem acesso a esses especialistas, muitos buscam instituições como SEBRAE, mas percebem que não se encaixam nos modelos disponíveis e que são pouco customizáveis, acabam desmotivados e não conseguem decidir que direção tomar, enquanto estão cuidando de todos os detalhes, vão abrilhantando os seus talentos e ofuscando aquilo que tem dificuldade.

Passado algum tempo o negócio começa a crescer e sai do controle, pois passa a cuidar também da gestão de pessoas.

Com mais uma pessoa, o que funcionava antes, passa a não funcionar mais, mas ele vai se apegar ao que dava certo e não irá buscar alternativas.

Quero compartilhar um vídeo que retrata muito bem essas questões do profissional liberal, apesar de abordar o contexto na empresa, traz as mesmas reflexões para os empreendedores. Os atores são outros, pois ao invés de subordinados tem os clientes, não precisam se reportar para a diretoria, mas tem a cobrança da família, pois é preciso encarar a solidão.

(https://www.youtube.com/watch?v=ejs...)

O Coaching é uma técnica que vem revolucionar a forma como fazemos o desenvolvimento das pessoas, aliado às ferramentas da administração como a Análise SWOT, que é uma parte do planejamento estratégico, pode alavancar resultados totalmente customizados e personalizados para a realidade do Profissional Liberal.

Referências: Administração para profissionais liberais — Fábio Zugman — Elsevier, 2012.

#GiselePrzybylski #Coaching #Coach #ProfissionaisLiberais #Propósito #Oportunidades #Inovação