O Profissional Liberal versus as Finanças

Uma das maiores dificuldades dos Profissionais Liberais são as finanças, o tal controle financeiro, para o qual ele não tem registro do que acontece, ou se tem, não faz nada com as informações.

O maior erro é computar somente o que recebe e não o que tem que pagar para prestar o serviço, seja transporte, alimentação, locação do espaço para atuar, etc., assim usam como medida o valor recebido do cliente. Seria o mesmo que contar com o salário “em carteira” dos trabalhadores registrados, pois sabemos que ao final do mês o “contracheque” vai ter uma série de descontos e o pagamento irá encolher.

Uma boa analogia para a vida financeira do liberal é um jogo de xadrez, e o seu oponente é o implacável e amorfo mercado, que nunca sabemos qual estratégia irá usar. A primeira perspectiva é a otimista, afinal estamos com as peças brancas e saímos na frente, mas o oponente arma suas jogadas, e sem perceber, começamos a perder peças.

Depois vislumbramos uma oportunidade e acreditamos que estamos fazendo uma grande jogada com a Rainha, ela é invencível, não tem como dar errado … já cantamos a vitória e gastamos antecipadamente por conta disto. Porém caímos na realidade e percebemos que estávamos jogando com o cavalo, que andou 3 casas para frente e duas para o lado, ficamos frustrados e não há mais como remediar os gastos já realizados e os nossos planos são frustrados.

A minha dica em relação ao tema das finanças é: saiba realmente o quanto de dinheiro você FAZ, isso mesmo … porque você não vai ganha-lo, terá que FAZE-LO.

O primeiro passo é separar o que é do trabalho do que é da sua vida pessoal, encontre o número real que será o líquido para usar na sua vida pessoal e faça suas escolhas de consumo a partir desse valor. O que entrar a mais, invista em quitar dívidas, sair da bola de neve do cartão de crédito e faça o que o brasileiro faz de melhor, seja criativo.

Apesar de ser um remédio amargo, que muitos de nós não querem tomar, é através dessa investigação que veremos a realidade tal qual se apresenta, e no fim das contas perceberemos que o nosso oponente somos nós mesmos, com nossas angustias, frustrações e inseguranças, e quando descobrir a estratégia desse oponente sabotador … o mercado não será mais tão ameaçador.

Assista esse pequeno vídeo da Pixar e avalie quem é o seu maior oponente: https://www.youtube.com/watch?v=g05...

#GiselePrzybylski #Coaching #Coach #ProfissionaisLiberais #Propósito #Oportunidades #Desafio #Controle #finançaspessoais