Yoga para Vida

O que é Yoga?

Se você acha que yoga é apenas torcer e movimentar o corpo de forma esquisita, está na hora de repensar. Yoga é muito mais do que posturas. Derivado da palavra em sânscrito “yuj”, que significa “unir ou integrar”, yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos. Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (ásanas) e meditação. Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre o que é yoga:

História e Origem do Yoga

O Yoga é uma arte milenar que consta desde 5 mil anos. Seu conhecimento e sabedoria vêm sendo contado através de fábulas e lendas hinduístas. Sua origem, segundo a mitologia, nos diz que os deuses vieram ao planeta terra para nos ensinar os movimentos necessários para o nosso desenvolvimento. O Deus Shiva, uma das representações da trindade hindu, estaria sendo observado por um peixe enquanto ensinava a sua esposa, Parvati, sobre as posições àsanas. Tal peixe teria imitado as posições demonstradas por Shiva, e como resultado transformou-se em humano. Segundo os praticantes do Yoga, o autoconhecimento proporcionado pela arte, é o que nos torna evoluídos. Atribui-se a Patanjali a codificação do Yoga, que se deu no fim do terceiro século antes de Cristo, porém, segundo consta no Yoga-Sutra, seu trabalho teria sido apenas o de corrigir e traduzir as tradições doutrinárias da arte. Este fato pode ser reforçado por uma citação constada nos compêndios tântricos mais antigos. Nos livros védicos de que se tem conhecimento, o Yoga é revelado através de cantos, orações e cerimônias.

Yoga para Todos

Yoga é um forma de levar a vida e se pararmos para pensar, temos praticado desde que somos bebês! Por exemplo fazendo o alongamento do gato, para alongar a coluna. Você sempre vê as crianças fazendo algum tipo de yoga durante o dia.

O yoga funciona para todos: pessoas que trabalham em um escritório, praticantes de esportes, pessoas procurando perder peso, com uma rotina intensa ou tranquila no dia-a-dia que podem ter mais qualidade de vida com a prática.

Principais benefícios do Yoga

Yoga proporciona muito além de condicionamento físico e de estética corporal, proporciona benefícios de natureza emocional e espiritual, melhorando, significativamente, a disposição, o bem-estar, o humor e a concentração do praticante.

Como principais benefícios da prática podem ser destacados:

  1. Conquista e manutenção de uma boa saúde no geral;
  2. Melhora de doenças e problemas respiratórios;
  3. Melhora de dores nas costas;
  4. Auxílio na perda de peso;
  5. Condicionamento físico e estética corporal;
  6. Auxílio nas desordens do aparelho digestivo;
  7. Melhora do sistema cardiovascular;
  8. Benefícios para o sistema nervoso e o cérebro;
  9. Auxílio no tratamento de problemas físicos originários de causas psíquicas;
  10. Melhora do sono;
  11. Diminuição da ansiedade;
  12. Sensação de bem-estar;
  13. Fortalecimento do sistema imunológico;
  14. Alongamento dos músculos;
  15. Fortalecimento dos músculos;
  16. Equilíbrio na produção hormonal;
  17. Maior concentração e criatividade;
  18. Melhora da disposição e qualidade de vida;
  19. Autoconhecimento e paz interior;
  20. Melhora nos relacionamentos (consigo mesma e com os outros).