A Beleza da Poesia Inglesa em Cores: Resenha de Shakespeare Apaixonado


Shakespeare In Love, traduzido para o português como Shakespeare Apaixonado, trata-se de um longa estreado em 1998, no estilo comédia romântica nos tempos da Idade Moderna, por volta de 1593, onde florescia na Inglaterra as mais belas obras da língua inglesa do tido como maior escritor do idioma, William Shakespeare.

William Shakespeare por Joseph Fiennes.

Entre as maravilhosas captações cinematográficas do diretor John Madden, e fotografia de Richard Greatrex, as cenas ilustram uma passagem fictícia da vida de Shakespeare na criação de seus trabalhos mais louváveis. William Shakespeare (Joseph Fiennes), escritor e produtor teatral, se depara com a difícil provação do bloqueio criativo, passando a quebra-lo a partir de seu conhecimento sob Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), que apesar de nobre e destinada a se casar para garantir o bem financeiro de sua família, encontrava-se apaixonada pelas artes teatrais e poesia.

Viola De Lesseps por Gwyneth Paltrow.

E em busca de experimentar esse campo teatral e transbordar seus sentimentos e desejos, Lady Viola passa a usar disfarces masculinos, assim permitindo sua entrada em meio dos atores, planejando atuar em uma das mais novas produções de William. Desta maneira, a peça “Romeo and Ethel, the Pirate’s Daughter”, transformava-se a medida em que o jovem autor desvendava o disfarce de sua futura musa. A paixão desenvolvida ao longo da história, torna-se inspiração para Shakespeare, sua luz. O encontro destas duas almas amantes, de mundos tão distintos, unidas pelo gosto de viver pela arte resultou nas estimadas obras “Romeo and Juliet” e “Twelfth Night”.

Thomas Kent & William Shakespeare.

A sutileza do roteiro dá-se ao trabalho de Marc Norman e Tom Stoppard, transmitindo ao espectador um enredo verossímil e poético. Expondo também críticas ao contexto da época, como a carência da participação feminina na sociedade nas mais diversas situações, e ao sistema econômico: a manipulação através do entretenimento, a obtenção de lucro gerando concorrência.

Will & Viola.

Vencedor em 7 categorias do Oscar, o filme nos proporciona o som de Stephen Warbeck perfeitamente encaixado. As cores, jogo de luzes e ângulos de filmagem contribuem outrossim para uma sensibilidade grandiosa. É como ver uma peça dentro de outra. Obras de arte dentro de uma só.