Minha decepção final, e o que me fez desistir de vez de levar documentários a sério, foi há alguns anos ao ver um documentário sobre algo que eu realmente entendia. Até então, desde muito cedo na vida, sempre fui muito fã de documentários e como eles me faziam ver a vida de forma mais completa e realista. Quem diria?
Era um documentário sobre equipamento bélico medieval. Percebi que se eu não soubesse nada sobre o assunto adoraria aquele documentário e acreditaria em tudo o que eles disseram. Mas eu sabia um bom bocado quando o assisti e fiquei horrorizado com as pás intermináveis de absurdos ditos e mostrados em nome de um programa para chamar audiência.
Muito, muito triste ter que considerar retrogradamente de lá em diante todos os documentários que assisti ao longo de toda a vida como uma farsa.
Poucas coisas em minha vida de curioso foram mais decepcionantes do que perceber que documentários se usam de um discurso de formalidade para depois nos trair de forma tão grave. Eu sinceramente acho que isso deveria render processos e prisões.