Meerkat

Siga o suricato ao vivo

Meerkat, o aplicativo da vez

“Everything that happens on Meerkat, happens on Twitter.”

E muito do que aconteceu de novo no mundo digital nas últimas semanas, tem a ver com o Meerkat, o aplicativo que transmite vídeos ao vivo no Twitter e avisa seus seguidores automaticamente. Muito mais que a integração com o microblog, o app inova na experiência e interatividade na mesma tela: #Meerkat

Tudo ao vivo, sem segunda chance de rever o vídeo. Muito mais rápido e fácil que Twitcam, Google Hangouts ou Ustream. Não é a tôa que o “Suricato” virou hit durante o SXWS Interactive 2015.

Para repetir o feito dos lançamentos do Foursquare e do próprio Twitter durante o evento, a equipe do israelense Ben Rubin foi certeira ao identificar influenciadores: redatores e jornalistas dos principais sites e blogs especializados em tecnologia. Desde que foi disponibilizado, no dia 27 de fevereiro, o Meerkat já foi utilizados por profissionais de mídia em mais de 2 mil live-streams, segundo o Muck Rack.

Em pouco mais de três semanas, o app já tem mais de 150 mil downloads na App Store. Segundo os desenvolvedores, os usuários gastam até duas horas por dia assistindo os vídeos e interagindo em tempo real. Precisa dizer o que deve acontecer quando sair a versão para Android?

A plataforma já foi testada pela BBC durante cobertura nos EUA. Por aqui, a Prefeitura de Salvador transmitiu evento via Meerkat nesta quinta-feira.

Tendência que chega pra ficar? Há quem diga que o Twitter não tenha gostado muito da novidade por ter comprado o similar Periscope recentemente. Talvez as coisas precisem acontecer também fora do Twitter.

O tempo dirá quantos frames cabem no espaço de 140 caracteres.