Qual ferramenta NoSQL escolher?

Gleidson Balcazar
Sep 7, 2018 · 2 min read

E ai pessoal. Esse ano no meu trabalho, em uma reunião de arquitetura, precisávamos definir um banco de dados NOSQL. No nosso conceito de trabalho sempre trabalhávamos com bancos relacionais, e agora conseguimos chegar a uma evolução pois precisamos crescer horizontalmente, já que é bem mais caro infraestrutura em forma de cpu’s e memórias.

Antes de definir que banco de dados NOSQL vamos trabalhar nesta pesquisa, é bom vermos alguns conceitos sobre como eles trabalham com os dados. Existem vários tipos como:
— Document Store
— Wide Column/Store
— Key Value
— Graph Database
— Grid DataBase

Vejamos alguns detalhes entre os 3 primeiros, que são os que provavelmente nós vamos escolher.

  1. Document Store
    Ele é baseado em documentos XML ou JSON, podem ser localizados pelo seu id único ou por qualquer registro que tenha no documento.
    Alguns exemplos: MongoDB, CouchDB, RavenDB
  2. Wide Columns Store
    Fortemente inspirado pelo BigTable do Google. Suporta várias linhas e colunas, além de permitir subcolunas.
    São exemplos: HBASE,HiperTable e Cassandra.
  3. Key Value
    Este é o tipo de banco de dados NOSQL mais simples, o conceito dele é uma chave e um valor para essa chave. Mas ele é o que aguenta mais carga de dados. Esses tipos de banco de dados tem maior escalabilidade.
    São exemplos: Berkeley, Tokyo,MemCacheDB, SimpleDB

Bem vamos aos fatos, precisamos definir um banco de dados não relacional (or not only SQL). E para esses eu andei olhando o site do DB-Engines (https://db-engines.com/en/ranking). Neste site existe um ranking por utilização e popularidade do banco de dados (SQLs e NoSqls). Com base nesta consulta verifiquei que em ordem os 3 bancos NOSQLs mais utilizados são: MongoDb,

https://www.linkedin.com/pulse/real-comparison-nosql-databases-hbase-cassandra-mongodb-sahu