Contra a supremacia


O álbum The 2nd Law, da banda britânica Muse traz arranjos variados, e um enredo articulado entre as músicas. O tema: o controle e o poder pelos mecanismos do mercado.

por Gustavo Caran


Desde 1994, a banda britânica Muse está presente no cenário musical, trazendo um toque diferenciado ao rock alternativo. Dentre seus sucessos, posso destacar a música Uprising, do álbum The Resistance (2009), na qual a percussão e o baixo estão fortemente presentes. Com influência marcante do cenário musical britânico, lançam diferentes arrajnos em cada música inserida em seus álbuns, demonstrando capacidade de inovar — mantendo sempre alguns traços característicos de suas obras (à sonoridade da década de 1980 e o vocal inconfundível).

Lançado em 2012, o álbum The 2nd Law dá continuidade a uma das temáticas abordadas pela banda em obras anteriores: opressão da população sobre as políticas e sobre as práticas de mercado. Em cada múisica, o ouvinte encontra uma experiência musical diferente, que em certo momentos me fazem lembrar da criatividade de bandas como Queen. O uso de coro de vozes e a influência da música clássica e dos anos 1980 devem ser as causas para essa comparação feita por mim.

São várias as músicas que me chamaram a atenção em The 2nd Law. Entratanto, sua primeira música (Supremacy) me despertou interesse particular. A introdução em estilo épico é seguido de um clima de mistério e tensão. O ruflar da bateria é interrompido por um desabafo. Um desabafo em forma de grito estridente, e que remete à conclamação para um levante, uma revolução. O inimigo: a supremacia, que oprime e ilude, ao criar um falso senso de liberdade — através do controle e da vigilância. Trata-se de uma música marcada por um momento introspectivo, e outro momento de explosão (o refrão).

Sua verdadeira emancipação é uma fantasia. As políticas se elevaram e superaram os corajosos. Morre a grandeza, não valorizada e perdida, invisível à história. Espiões inseridos fazem lavagem cerebral em nossos filhos, para serem malvados… Você não tem muito tempo. Estou na sua cola. O tempo, veio para destruir sua supremacia. (primeira parte e refrão da música Supremacy)
https://www.youtube.com/watch?v=avM_UsVo0IA

Afirmar que esta seja a minha música predileta, é algo impossível - pois cada uma traz seu “toque especial”. Posso destacar também: Madness, com um arranjo crescente; Panic Station, com sia base clássico dos anos 1980; e Survival, com um coro de vozes presente em diversos trechos. Recomendo que os amantes do rock ouçam o álbum por inteiro na sequência, pois as músicas constroem um enredo sensacional. A capacidade de compor uma história, e de manter o caráter contestatória (presente, sobretudo, no punk rock britânico) são os aspectos que me fazem recomendar não apenas a música Supremacy, mas todo o álbum The 2nd Law.

Ouça o álbum aqui, via Rdio.