Barcos foram feitos para navegar.

Daniel Goettenauer
Sep 1, 2018 · 4 min read

Em 2013 em uma conversa de corredor, fui convidado por um cara que nunca tinha encontrado na vida a construir algo novo. O que eu sabia sobre esse “cara” é que ele tocava uma empresa de Tecnologia há mais de 10 anos e com alguns casos de sucesso e que naquele momento estava com muita vontade de construir algo novo.
Aceitei o desafio do Fredson Encarnação e em setembro de 2013 fechamos o PlayArte/Manauara para a pré estreia do filme JOBS e lançamos a primeira aceleradora do Norte/Centro-Oeste do Brasil a FabriQ Aceleradora.
Nossas operações iniciaram fortes e com um grande trabalho de construção de um ambiente propício a inovação, nesse desafio organizamos o primeiro Startup Weekend da cidade, ajudamos a montar o programa do Sebrae para Startups, fundamos junto com outros empreendedores a Comunidade de Startups Jaraqui Valley e fomos envolvidos em inúmeras iniciativas com muitos parceiros. Nos primeiros dias tínhamos palestras e encontros diários impactando em 6 meses algo em torno de 3000 potenciais empreendedores.

Edição 344 Info — 2015

Tivemos muitos desafios e considero o maior deles ter o capital para a sustentabilidade da operação que era negativa, com muito sacrifício e vontade de dar certo esse capital foi de investimento próprio e complementado por acesso a um edital de subvenção econômica FINEP/FAPEAM, o que nos possibilitou chegar a alguns resultados: 47 Startups aceleradas e 320 empreendedores qualificados e mais de 7500 pessoas impactadas de forma direta em nossas diversas ações.

O reconhecimento do trabalho com a FabriQ Aceleradora apareceram em forma de prêmios: Prêmio FINEP Micro empresa Norte 2014, Microindustrial do ano 2014 Federação da Industria do Amazonas, Jaraqui Graúdo 2015 2016 e 2017 em várias categorias e a habilitação como aceleradora pelo maior programa de startups do Brasil, o StartupBR.

E os barcos continuam navegando e a FabriQ escolheu 4 Startups para comandar cada um deles, e temos hoje além de nossas startups, apoiadores como a Loopa Investimentos, CIDE e Cardume Coworking que contribuem de forma direta para a continuidade desse desafio que é criar startups em solo manauara.

Quinta (30.08) foi um dia de celebração, duas de nossas startups lançaram no mercado seus novos produtos com momentos que considero divisor de águas para ambos.

CEO Dreamkid Studio, Bárbara Nicolau

Dreamkid — No Samsung Ocean lançaram o Felt, um universo lúdico de jogos criado para facilitar a educação emocional das crianças: “Nós acreditamos que toda criança merece conhecer a si mesma, aprender sobre o que sente e como pode resolver conflitos internos”.
Para auxiliar nesta jornada, a criança é apresentada à tartaruga Tuco, um personagem com o qual descobrirá o que é a raiva: os efeitos, as causas e as soluções para lidar com esse sentimento.

Tuco — Personagem Felt

Graças à tecnologia de realidade aumentada, é possível viajar pelo mundo em 3D de Tuco e viver situações e sensações que levam a um caminho de autoconhecimento.

Informacões:
http://www.feltgame.com

Na Mídia:
https://news.samsung.com/br/creative-startups-da-samsung-acelera-desenvolvimento-de-plataforma-que-ajuda-criancas-a-lidarem-com-a-emocao


eMercado — A Startup que teve grande evolução e conseguiu entrar em um segmento muito disputado que é o varejo de alimentos no Brasil, após tentar 4 modelos diferentes, lançou no Pátio Gourmet sua solução em parceria com uma grande rede de Mercados regional.

Evento de lançamento.

    Daniel Goettenauer

    Written by

    Innovation | Entrepreneurship | Community Leader

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade