Jaraqui Valley a Origem

Daniel Goettenauer
Jaraqui Valley
Published in
4 min readJan 20, 2017

A Origem do Jaraqui Valley

Se Silicon Valley é o apelido da região na Califórnia, nos Estados Unidos, mundialmente conhecida por abrigar gigantes da tecnologia como Google, Facebook e Apple e ver pipocar todos os dias aspirantes a ser “the next big thing”, nasceu na Amazônia um ecossistema de inovação com nome de peixe de olho no primo famoso americano.

Localizado em Manaus, capital do Amazonas, o Jaraqui Valley reúne startups e entidades que orbitam em torno delas, como aceleradoras, incubadoras de empresas e consultorias. A ideia do Jaraqui Valley surgiu no início do mês de abril de 2014 em um evento global o Startup Weekend que reuniu 150 empreendedores na Universidade do Estado do Amazonas.

Os co-fundadores
Quem se reuniu no final do domingo do dia 6 de abril de 2014 e decidiu encarar o desafio inicial de fomentar e criar um mapa colaborativo que daria inicio a comunidade digital de startups de Manaus foram as seguintes pessoas: Antonio Pinheiro Junior, Daniel Goettenauer, Danilo Egle e Fredson Encarnação.

A escolha do Nome

Era consenso entre os co-fundadores que o nome deveria ter relação direta com com a região geográfica em que estamos inseridos e chegamos a pensar em nomes que faziam relação com nossos rios, foi ai que avançamos para animais e peixes, chegando a duas opções Tambaqui e Jaraqui Valley. Em uma pesquisa rápida entre os presentes no evento, o nome Jaraqui foi o melhor avaliado por quase todos os consultados.

Os incentivadores

As pessoas representado instituições que estavam nesse nascimento e que podemos citar como grande invetivadores da criação da comidade são:
- Ananda Carvalho (CJE AM)
- Guilherme Junqueira (ABStartups)
- André Hotta (UP Global / Startup Weekend)
- José Benchimol (CDL Jovem)

Marca
A marca que usamos até hoje foi uma ideia do Danilo Egle e seu time de criativos e a designer que transformou isso em uma imagem foi a designer Karine Marinho.

Logo Jaraqui Valley

Colaboração
Hoje a comunidade cresceu e junto com ela desenvolveu fortemente o conceito de colaboração, fazendo com que pessoas doem parte do seu tempo com o objetivo de provocar impacto na sociedade que vivemos. Irei citar nominalmente os que lideram ou lideraram esse movimento de colaboração.

- Marcelino Mecedo
- Tayke Monteiro
- Miro Freitas
- Macaulay Souza
- Clarissa Melo
- Olinda Marinho
- Danilo Egle
- Daniel Goettenauer
- Luana Lobão
- Glaucia Campos
- Antônio Junior
- Felipe Carvalho
- Crysthian Carvalho
- Rodrigo Nicolau
- Pedro Cavalcante

O Meetup Jaraqui Valley

Participantes de uma missão Flash Sebrae ao Porto Digital após participarem de um meetup da Comunidade Manguez.al na Orla de Boa Viagem em Recife ficaram inspirados e motivados a realizar os encontros mensais do Jaraqui Valley. Essa iniciativa foi comprada por alguns empreendedores: Ricardo Tavares, Rozana Trilha, Glaucia Campos, Marcelino, Tayke Monteiro, Daniel Goettenauer e Jander Brandão.

Com muita colaboração o evento acontece todo mês de forma ininterrupta por mais de 2 anos contatos com vários organizadores da comunidade que topam organizar o meetup Jaraqui Valley de forma voluntária.

O Prêmio Jaraqui Graúdo

Em 2015 apos participar de uma edição do Spark Awards um grupo de membros do Jaraqui resolveu tocar o desafio de realizar o prêmio, a eles podemos atribuir a iniciativa e certamente a continuidade da premiação anual de Startups do Jaraqui Valley. Valeu pela iniciativa e formação da comissão de eleição Danilo Tamer, Alvaro Reis, Macaulay Souza e Augusto Rodrigues e responsáveis pela festa de entrega dos prêmios Daniel Goettenauer, Danilo Egle e Luiz Eduardo Leal.

Como incentivador dessa comunidade sinto-me orgulhoso em ver resultados sendo gerados e a comunidade crescer. #GoJaraquiValley

Daniel Goettenauer

Texto Publicado no eBook Jaraqui Valley — Ecossistema de Startups do Amazonas

--

--