Acampa Renascer • 2017

IX Acampamento de Oração Jovem • Retiro de Primeira Experiência


♥ Domingo • Segundo dia ♥

Fé, café e; tampas

Xau barracas!

PLAT PLÉT PLÉT PLÉT PLAT PLÉT PLÉT ! SAIAM DAS BARRACAAAAS!

Osol já raiava sobre as barracas e um barulho, muito irritante, acordou os jovens. Estavam batendo tampas de panela e uma voz bastante desafinada (da pessoa que vos escreve, hehe) cantava:

“Bom Dia, Bom dia, Bom dia

Com alegria, Bom dia, Bom dia

Com Jesus e Maria, Bom dia, Bom dia, Bom diaaaaaaaaaa”

Alguns acordaram rindo, outros um pouco irritados. Mas as pessoas que bateram panela amaram acordar a galera e, desde cedo, irritar todo mundo {sério, foi muito legal}.

Maria Duda, a mente criminosa que acabou com a nossa soneca, e seu fiel comparsa!

As ervilhas sonolentas levantaram e foram para o galpão. Esfomeados, com sono e com expectativas para esse novo dia.

O cheirinho de café {café maravilhoso de retiro, tem um gostinho diferente, hehe} pairava sobre o lugar

Tomamos café e desta vez, a pregação seria no galpão, pois havia missa da comunidade na igreja. Mesmo com sono, nós ervilhinhas não desanimamos, dançamos no fogo, andamos sobre as águas e rimos da desgraça HÚHÚ e, seguimos o Leão da tribo de Judá sem parar, hehehehe.

Nada como uma boa animação para iniciar o dia, né?

.

Fomos para nossos lugares eeee: começou!


Tá Pegando Fogo, meu!

O pregador da vez: Shibata.

A pregação: Batismo no Espírito Santo.

Entendeu Pão? Amém Pão? Amém…

Ele falou sobre a mudança que o Batismo do Espírito Santo traz para as nossas vidas: “É próprio daquele que experimenta Deus não ser mais o mesmo”, pois o Espírito Santo nos renova, nos faz querer mudar, melhorar e buscar a santidade.

Ele pregou a passagem de Atos dos Apóstolos 1,8:

“Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria e até os confins do mundo”.

Com essa palavra ele nos fez refletir sobre como o nosso Batismo pode influenciar na vida de nossos irmãos, fazendo com que eles também queiram ser batizados, “Esse fogo do Espírito Santo que queima em você, acaba queimando os outros”. E a partir do batismo devemos amar e se doar mais pelos nosso irmãos; pois o amor faz com que os outros queiram viver o que vivemos.

Ele nos comparou com um isqueiro, em que o fogo é o Espírito Santo: “Não seja um isqueiro sem gás, pois esse gás é o seu amor por Deus”. O amor que temos por Deus nos faz queimar com o fogo do Espírito Santo e nos mantém acesos, como o isqueiro.

E então, ele nos convidou a experimentar e renovar esse fogo pois, o Espírito Santo é sempre novo.

Chamou todos os servos para fazerem um corredor onde os jovens passariam no meio e receberiam oração. A princípio pensamos: “Que cara louco!”, mas ninguém imaginava que, ao passar por aquele corredor, algo extraordinário aconteceria.

Íamos passando, devagar, um passo atrás do outro e, dentro de nós algo acontecia, um calor, uma paz e o coração palpitando forte. Começaram as lágrimas, escorrendo sem parar. Um ranho pra cá, um soluço pra lá. Até os servos se surpreenderam, pois não pararam de rezar nem um segundo: era clamor atrás de clamor! Uma jovem começou a chorar sem parar ao adentrar o corredor, pois era só isso o necessário para que acontecesse o batismo: Um primeiro passo. Vários jovens foram batizados alí, naquele pequeno, porém incrível corredor de fogo.


★ E a gente fica como quando é Batizado no Espírito Santo? ★

Querida Vida em Comunidade

Após esse renascelindo momento de oração, fomos para a Santa Missa celebrar o amor de nosso Jesus lindão com o Padre Inácio, que nos falou sobre ser cristão e ser jovem.

E então, a pregação era com o nosso Rodrigo Queridão, sobre vida em Comunidade.

Ele pregou o evangelho de São Marcos 2, 3–5:

“Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não pudessem apresentar-lho por causa da multidão, descobriram o teto por cima do lugar onde Jesus se achava e, por uma abertura, desceram o leito em que jazia o paralítico. Jesus, vendo-lhes a fé disse ao paralítico: ‘Filho, perdoados te são teus pecados. Depois disso Jesus ordenou que o paralítico levantasse, e assim ele fez.”

Rodrigo nos falou sobre o quanto esses caras eram amigos do paralítico, porque eles não mediram esforços para levá-lo até Jesus e só pararam de tentar quando finalmente conseguiram. Se não dava para simplesmente, entrar na casa onde Jesus estava passando pela porta, por causa da multidão, como nos diz a Palavra, eles fizeram mais. Eles já haviam-no tirado do chão, carregando-o em seus braços, mas precisavam subir ainda mais alto. E a Palavra nos revela que subiram, foram até o telhado daquela casa e de lá mesmo e somente assim, conseguiram chegar a Jesus.

Rodrigo nos falou sobre o quanto esses caras eram amigos do paralítico ♥

Tudo isso nos ensina como ter uma vida em comunidade, porém, não apenas pelos gestos concretos que construíram este relato, mas também, pelo que eles significam. É o que ensina a nossa Santa e amada Igreja Católica quando nos diz que “Graças à unidade do desígnio de Deus, não só o texto da Escritura, mas também, as realidades e acontecimentos de que fala, podem ser sinais” (CAT 117). Ou seja, além do sentido literal, daquilo que está escrito, as Sagradas Escrituras têm, também, um sentido espiritual, por meio do qual os acontecimentos narrados podem, por eles mesmos, nos ensinar.

Dessa forma e trazendo esta Palavra para nossa realidade de Grupo de Oração Jovem, quando lemos que eles carregavam o paralítico, isso pode significar para nós que eles haviam-no tirado não somente do chão fisicamente, mas haviam-no tirado do chão espiritualmente falando-lhe do Céu, anunciando-lhe Jesus; haviam-no tirado da paralisia de não crer, para o mover da Fé, mesmo que ainda não fosse com a sua própria Fé, que alí estava apenas nascendo, e sim com a Fé de seus amigos. E de fato, a Fé foi o que Jesus viu, mais do que todo o mover físico, segundo o que a Palavra mesmo nos revela.

Ela nos diz que “Jesus, vendo-lhes a Fé disse ao paralítico: ‘Filho, perdoados te são os teus pecados’”. E isso é o que, também, já nos aconteceu um dia quando estávamos paralíticos e longe de Deus, fomos convidados por algum amigo, a ir ao encontro de Cristo, sábado às 20hs.15min. em nosso GOJ e, naquela ocasião fomos também carregados pela Fé de nossos amigos.

Não desistamos de nossos amigos, por mais errados que eles sejam (:

Além disso, este sair do chão de que falávamos e aquele esforço a mais de subir ainda mais alto, até o telhado, para conseguirem chegar a Jesus, pode significar, também, para nós o nosso rezar pelas pessoas, (por exemplo, a nossa vida de oração enquanto servos). Porque nenhum de nós conseguirá levar alguém até Jesus se não "subindo nos telhados de nossas casas", ou seja, se não rezar, se não jejuar. A Palavra é bem clara: “sem Mim nada podeis fazer”.

Depois disso, rezamos em trios, fazendo comunidade durante a oração, e rezamos uns pelos outros: naquele momento, naquela oração pelo irmão, estávamos levantando uns aos outros, levando nossos friends para perto de Jesus, assim como fizeram aqueles amigos, para curar o amigo paralítico, fisicamente e espiritualmente.


Viemos Fazer o Que Sabemos

Após mais um cafezinho • neeeews •, fomos para a Igreja para a última pregação, aaaaahhhh.

.

O pregador da vez era o nosso coord, Lucas.

O tema era: Viemos Adorá-Lo (tema do acampa).

.

Mesmo sem voz, após esse longo retiro, o Lucas não se limitou. Falou sobre como dentro de nós renasceres o carisma de adoração se faz presente e como isso precisa estar presente também em nosso dia a dia.

Com seu jeitinho, ele fez mais uma comparação, hahaha. “Nós somos como um balão, que quando recebe o Espírito Santo, enche {ele passou a mão na barriga e disse que era o balão mais cheinho do acampa, hahaha} e, quando peca, estoura. Cada vez que adoramos Jesus, que deixamos um tempo do nosso dia para ir ao sacrário visitar Ele; cada vez que mantemos nosso carisma, é como uma mão de verniz que fortalece o balão”.

★ O Coord e suas comparações que fazem todo sentido, hehehe ★

Com isso ele nos disse que precisamos adorar Jesus todos os dias, não porque ele disse, mas porque é uma necessidade de nossos corações ♥

.

É para isso que fomos feitos, para amar e adorar Jesus.

★ É para isto que o Renascer em Cristo nasceu, para estar aos pés de Jesus A D O R A N D O e levantando para Deus uma juventude A D O R A D O R A

.

Seja na Eucaristia, na Cruz, no Abandono, na Humilhação ou na Misericórdia. Apenas adorá-Lo; e viemos aqui para isso. Viemos adorá-lo; E quando chegarmos ao nosso verdadeiro lar, que é o céu, continuaremos adorando Jesus {por toda a eternidade} ♥

O Lucas disse também sobre ser parte da Família Renascer em Cristo. Não é “só” um GOJ. Não são “só” jovens reunidos rezando. Não é “só” um passatempo para sábado a noite. O Renascer é muito mais que isso. É a nossa vida, o que nos leva para Deus, e o que nos faz todos os dias sorrir, por sermos jovens diferentes, jovens que têm Jesus como seu Senhor.

É como se essa montanha e esse sol estivessem cravados em nossos corações

Ele nos disse: “Você é parte da Família Renascer. Mesmo quem veio pela primeira vez, você faz parte da história do Renascer”. E com certeza o Renascer faz parte da sua História, e especificamente de sua Juventude.

Ser Renascer em Cristo é se entregar a Deus, se doar por Ele e pelo GOJ; é se ajoelhar e pedir por cada um dos jovens.

Ser Renascer em Cristo é ser jovem, e ser adorador

Com isso, entra Jesus Eucarístico. Todos nós nos ajoelhamos, reunidos diante dEle para adorá-Lo. Olhos fixos nEle, lágrimas escorrendo, orações sinceras, corações batendo forte e um sentimento único de preenchimento.

Junto ao ministério, cantávamos:

“Se ninguém Te adorar, eu vou!

O meu coração Você roubou!

Não vou mais viver das minhas mentiras

Não vou perder, não posso perder

Vou erguer um altar de adoração a Ti

Vou erguer um altar de adoração aqui

Até que a minha mão se una a Tua mão

E o meu coração seja um com o Teu

Não há nada que eu queira mais

Não há nada que eu seja mais

Eu sou Teu”

{Comunidade Católica Colo de Deus}

Cantamos com força, como um grito de dor, amor e redenção. Nos entregamos a Deus, entregamos nossas vidas, nossos caminhos, nossas falhas, nossas mágoas e nossos c o r a ç õ e s, tudo isso aos pés deste Deus, que mesmo sendo tão grande, se faz tão pequeno, em um pedaço de pão.

Jesus, lindão!

Naquele momento, exercemos o nosso carisma de adoração


Ao final da adoração todos sentamos e recebemos uma ❥ lembrancinha ❥ Dentro do envelope havia uma // C A R T A // falando sobre a experiência que tivemos no acampa e um marca páginas, para guardarmos aquele acampamento dentro da palavra de Deus.

uma lembrancinha bem amorzinha, para os ❥ jovens mais amorzinhos

Todos prontos, segurando malas, travesseiros, cobertas e barracas • realmente Deus nos capacita, hahahaha • Colocamos as malas nas vans, entramos, nos acomodamos {…}

{…} E vimos se afastar aquela linda igreja verde água.


Um fim, e um começo

Na van, lembramos de tudo. Uma retrospectiva completa de todos os momentos; tantos sorrisos, orações, experiências, lágrimas, danças e cafés, que fizeram aquele fim de semana ser o melhor. Algo havia mudado dentro de nós, havia uma chama acesa, e essa chama era o Espírito Santo.

Também tínhamos uma vontade extrema de mostrar pra • g e r a l • que somos jovens todinnhos de Jesus, vontade de sair na rua e gritar:

“Gente Jesus é demaissss!” Hahahahah

Mas muito mais que isso, dentro de nós havia uma vontade de continuar, porque o final daquele retiro não podia ser o final daquela experiência, mas sim um novo começo!

Um começo na caminhada com Cristo, um começo na conversão, um começo na decisão, um começo na busca pela santidade e pelo céu!

Saímos de lá sedentos de Deus, mudados, decididos e • Renascidos em Cristo •

)

    GOJ Renascer em Cristo

    Written by

    O Grupo de Oração Jovem Renascer em Cristo, faz parte da Renovação Carismática Católica. Está há mais de 25 anos formando uma juventude adoradora! ♥

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade