O texto será sobre o processo de criar um blog usando um gerenciador de sites estáticos, usando templates e exemplos prontos, e por fim, como hospedar ele no github.

Público alvo

Esse texto é para pessoas técnicas, principalmente aqueles que tem familiaridade com github, mas eu acredito que qualquer pessoa, mesmo sem muito conhecimento técnico possa entender ao menos as partes mais importantes desse texto.

Introdução

Eu já tenho um blog, mas ele está em um wordpress, uma plataforma CMS, que por mais que sua proposta tenha como foco a usabilidade, manter ela a nível de infra não é uma tarefa extremamente simples…


Com o passar do tempo e as demandas de mercado, as aplicações têm ficado cada vez mais complexas, múltiplos serviços, e para gerenciar todo esse ambiente é necessário lidar com o volume de informações que esse conjunto pode gerar.

De acordo com wikipedia, logs de dados “é uma expressão utilizada para descrever o processo de registro de eventos relevantes num sistema computacional.”

Quando falamos de obter informações sobre nosso sistemas, analisar os logs é uma maneira bastante eficaz para um tratamento proativo de incidentes em seu ambiente, pois ao coletar registros em pontos distintos da sua arquitetura é possível correlacionar…


“Onde eu me encaixo no mundo real?” quem nunca pensou nisso, certo?

A parada é o seguinte, eu queria de verdade acreditar nos otimistas de plantão, que dizem “Seja o que você quiser!”, “Trabalhe com o que gosta e não trabalhará um só dia”, “ vai da tudo certo”, então, nem sempre as coisas “dão certo”.

A maioria das pessoas que simplesmente “ligaram o foda-se” e seguiram os seus sonhos estão separados em alguns grupos, que vale a pena avaliar separadamente:

1 — Aqueles que seu sonho couberam em uma carreira/plano que era lucrativo em nossa sociedade;

2 — Aqueles…


Acredito que seja notável para maioria dos profissionais de TI que estamos passando por uma grande revolução em nossa área. A automação de infraestrutura é uma realidade e não gerenciamos mais serviços e servidores da mesma forma que fazíamos há 10 anos atrás.

Não é mais tolerável ter o prazo de uma semana para entregar um novo servidor para equipe de desenvolvimento, as solicitações normalmente são para o mesmo dia, isso quando os clientes já não conseguem criar seus próprios hosts sem necessidade de abertura de ticket para os sysadmins.

Infraestrutura virou código

A automação é possível através da parametrização das definições de…


Após iniciar um texto sobre a importância de testes automatizados para código de definição de infraestrutura, refleti sobre o uso de TDD nesses casos e cheguei a uma conclusão um pouco polêmica.

Queria deixar claro que esse texto é propositivo e aberto a mudança de opiniões com base nas interações. Meu objetivo é iniciar esse debate, apresentado as minhas conclusões sobre esse assunto e assim possamos juntos concluir algo coletivamente sobre isso.

Antes de pular para conclusão, vamos primeira contextualizar o que é TDD. De acordo com o nosso “nerd alfa” Martin Fowler:

“Test-Driven Development (TDD) é uma técnica para…


Acredito que seja notável para maioria dos profissionais de TI que estamos passando por uma grande revolução em nossa área. A automação de infraestrutura é uma realidade e não gerenciamos mais serviços e servidores da mesma forma que fazíamos há 10 anos atrás.

Não é mais tolerável ter o prazo de uma semana para entregar um novo servidor para equipe de desenvolvimento, as solicitações normalmente são para o mesmo dia, isso quando os clientes já não conseguem criar seus próprios hosts sem necessidade de abertura de ticket para os sysadmins.

Infraestrutura virou código

A automação é possível através da parametrização das definições de…


Dockerizando aplicações — Base de código

Estamos evoluindo continuamente para entregar aplicações cada vez melhores, em menor tempo, replicáveis e escaláveis. Porém os esforços e aprendizados para atingir esse nível de maturidade muitas vezes não são simples de se alcançar.

Atualmente notamos o surgimento de várias opções de plataformas para facilitar a implantação, configuração e escalabilidade das aplicações que desenvolvemos. Porém, para aumentar nosso grau de maturidade não podemos apenas depender da plataforma, precisamos construir nossa aplicação seguindo boas práticas.

Visando sugerir uma série de boas práticas comuns a aplicações web modernas, alguns desenvolvedores do Heroku escreveram o 12Factor app


Esse artigo tem como objetivo explicar de forma detalhada, e com exemplos, como funciona o processo de criação de imagens docker.

Esse texto tem como público alvo pessoas que já sabem um pouco sobre docker, mas ainda não sabiam como criar imagens docker. Caso não sabia nada sobre docker ainda, veja esse link.

Antes de explicarmos como criar sua imagem, vale a pena tocarmos em uma questão que normalmente confunde iniciantes do docker: “Imagem ou container?”

Qual diferença de Imagem e Container?

Fazendo um paralelo com o conceito de orientação a objeto, a imagem é a classe e o container o objeto, ou seja, a imagem…


Esse artigo tem como objetivo explicar de forma detalhada, e com exemplos, como funciona o uso de docker em estações MacOS e Windows.

Esse texto tem como público alvo pessoas que já sabem um pouco sobre docker, mas ainda não sabiam como o docker pode ser utilizado a partir de uma estação “não linux”.

Como já explicado nesse artigo, o docker utiliza recursos específicos do kernel hospedeiro e o GNU/Linux é o único sistema operacional que suporta o docker de forma estável. Isso quer dizer que não é possível iniciar containers docker em uma estação MacOS e Windows, por exemplo.


Introdução

Esse artigo tem como objetivo explicar de forma detalhada, e com exemplos, como funciona a comunicação de dados via rede no docker. Falaremos sobre as opções oferecidas por padrão e como criar novas redes.

Esse texto tem como público alvo pessoas que já sabem um pouco sobre docker, mas ainda não tinha dominado as redes do docker. Caso ache o texto confuso ou pendente de alguma informação importante, por favor reporte isso no comentário.

O que o docker chama de rede, na verdade é uma abstração criada para facilitar o gerenciamento da comunicação de dados entre containers e os nós…

Rafael Gomes

Sysadmin em processo de migração para DevOps. Bicicleteiro e amante da cidade.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store