Image for post
Image for post

O papel do Scrum Master varia muito entre as organizações, mas é importante lembrar que todos , independente da companhia de atuação, devem ser Agilistas. Há pouca probabilidade de um Scrum Master conseguir performar sem entender a filosofia Lean e ágil (originada do Lean), pois necessitamos de muitas outras vertentes para um trabalho em busca da agilidade além das que contém no Scrum Guide. Por isso trata-se de um framework.

Diante deste cenário, há uma grande discussão na comunidade quanto ao papel do Scrum Master, se ele deve ou não se preocupar com gestão de pessoas. …


Sempre tenho conversado com algumas pessoas que querem se tornar agilistas. Algumas querem se tornar scrum masters, agile coachs ou mesmo levar a agilidade por aí (agilista raíz). Temos que começar de alguma forma, e a melhor é estudando, interagindo e experimentando. Detalhe, a experimentação é fruto do estudo e leva ao conhecimento real e sabedoria.

Pra tentar ajudar, fiz esse mapa mental com algumas referências para guiar nos estudos, com pessoas legais da área, canais, podcasts e outros.

Aqui tem um pouco (pouco mesmo) das grandes fontes de conhecimento que tive nesses anos de experiência como scrum master. Tem muita gente bacana e fonte legal de fora ainda. Mas acho que isso já vai ajudar muito a trilha de quem quer adentrar pela agilidade. De fato, é fascinante!
Quanto mais a gente vê coisas, mais queremos saber.

Compartilhando, espero que ajude!
https://lnkd.in/daJpGFt


De repente você chega em uma reunião de planejamento de tarefas, espera-se que já contextualizado sobre o assunto e um Scrum Master lhe entrega um baralho … e vem em mente a pergunta, o que faço com isso?

Image for post
Image for post

Todo mundo segura o baralho, e o Product Owner explica sobre a feature. O time faz as devidas perguntas e um dos colega do time diz: Vamos jogar?

Você dá um ataque de tela azul na hora, mas faz aquela cara de paisagem e tenta seguir o fluxo, tirando uma carta como se tivesse pontuando uma questão de prova da faculdade de sistemas. Todos jogam, fazem um acordo de entrega (que deve ser garantido) e saem da sala com o sprint goal reafirmado.


Criei uma Squad ou equipe de TI?

Todo mundo já ouviu falar sobre o modelo Spotify divulgado pelos Agile Coachs (Kniberg e Ivarsson) e grande parte das organizações hoje buscam alavancar no mercado com esse processo, sobretudo no contexto de Transformação Digital.

Inúmeros profissionais bem conceituados do mercado já perceberam que o modelo é sim eficaz, porém cópias puras desse modelo que foi pensando para uma estrutura e cultura organizacional específica, e que é simplesmente imputada num outro ambiente não traz o mesmo resultado.

É uma realidade, copiar e colar nem sempre funciona!

Então se você está num processo de transformação digital e vem estudando modelos aplicados no mercado, comece a ser o questionador da turma. Acredito que o modelo Spotify é bastante relevante no mercado e traz insights que realmente podem melhorar uma série de processos com foco em produtividade e entrega. …

About

Graciele Pereira

Agilista Raíz

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store