Alimente Suas Mães

Academia de Nalanda
6 min readFeb 16, 2024

--

Todos os seres foram nossa mãe.

Na Índia não há controle de animais, portanto animais vadios de todos os tipos residem em território humano. Os cães são os mais comuns. Há também vacas, burros, cabras e na maioria das regiões macacos. Mesmo em Nova Delhi você encontrará macacos por aí. Em algumas partes do país também existem elefantes selvagens. Os gatos, por algum motivo, não são tão comuns.

Infelizmente, pelo menos na minha experiência, os cães vadios não são muito bem tratados na Índia. Alguns moradores locais, independentemente da sua convicção religiosa, evidentemente não sentem culpa em sibilá-los e até mesmo atirar-lhes pedras. A maioria dos cães na Índia são completamente inofensivos — metade deles tem medo de pessoas e na maioria das vezes estão apenas procurando algo para comer. Dito isto, no entanto, a Índia ainda é um lugar melhor para os animais do que o Japão, onde cães vadios, por mais raros que sejam, são capturados e executados apenas por serem da espécie errada. Na verdade, é por isso que até Tóquio fica quase silenciosa à noite. Eles matam todos os cães que fariam barulho se estivessem por perto.

Sempre que ia ao bazar em Leh tinha que descer a montanha e caminhar pela cidade durante cerca de meia hora. A viagem de volta geralmente durava quarenta minutos, dada a subida. Criei o hábito de comprar um saco de biscoitos na volta e distribuí-los para todos os cães vadios ao longo do caminho e, às vezes, para uma vaca ocasional. Fiz amizade com vários caninos e pude ver relações familiares entre eles. Eles também passaram a me valorizar muito e ao me verem descendo a estrada ficavam entusiasmados e me cumprimentavam.

Uma tarde, eu voltava do bazar e alimentava os três cachorros que me seguiam. Havia um senhor idoso de Ladakhi andando na minha frente e ele olhou para mim com uma expressão de desgosto.

“Por que você alimenta esses cães vadios?”

Eu respondi: “Porque elas são minhas mães!”

Sua expressão de desgosto de repente mudou para um olhar de perspicácia. “Isso é verdade”, ele observou. Eu tive que me perguntar se esta era a primeira vez que lhe ocorreu que talvez fosse apropriado realmente respeitar os cães vadios. No Budismo Tibetano você ouve frequentemente: “Todos os seres sencientes são minhas mães!” No entanto, acho que poucos levam esses sentimentos a sério, e a maioria apenas os defende da boca para fora.

Portanto, mesmo este velho budista, eu acho, tem pouco respeito pelos cães, apesar de provavelmente ter tido uma vida inteira de lamas contando-lhe sobre as virtudes da generosidade e que todos os seres sencientes em algum momento do passado infinito foram sua mãe, tão respeitando e cuidar deles é um dever. No entanto, tendo visto um velho lama em Leh jogando uma pedra em um cachorro vadio só porque ele não o queria por perto, imagino que muitos dos monásticos também elogiam da boca para fora esses ensinamentos sobre o respeito a todos os seres sencientes.

Se um cachorro tivesse raiva e aparecesse na sua porta, então talvez essas táticas duras pudessem ser justificadas, mas os cães simplesmente vagam por aí em busca de comida. Eles são completamente inofensivos e descobri que respondem particularmente bem à gentileza.

Alimente um cão de rua.

Tem um cachorro na stupa, a quem chamei de Huang porque ele é amarelo (Huang significa amarelo em chinês), que a princípio ficou com muito medo de mim e só aceitava comida oferecida à distância. Depois de várias semanas alimentando-o com sobras e tudo o mais que eu tinha em mãos, ele começou a tirar comida da minha mão com cautela. Eventualmente eu estava na minha porta e ele até entrava na sala e recebia os biscoitos da minha mão, parando para examinar a porta, claramente querendo ter certeza de que ela não iria se fechar de repente e prendê-lo. Todos os cães vadios sabem que invadir uma residência humana significaria uma surra violenta ou até mesmo uma sentença de morte.

No entanto, fiz amizade com Huang e, embora ele não quisesse ficar dentro do meu quarto, apesar do calor, desenvolvemos uma relação de confiança a tal ponto que ele não estava mais visivelmente com medo de mim. Considerando o quanto ele estava com medo de mim quando nos conhecemos, penso nisso como uma conquista.

Perto do final da minha estadia em Leh, o zelador, que fala inglês, veio até minha porta e disse: “Lama-ji disse para não alimentar mais os cães — eles virão aqui, correrão e danificarão o lugar”.

Balancei a cabeça e reconheci o comando, embora não tivesse intenção de segui-lo. Passei algumas horas pensando sobre por que especificamente me sentia hesitante em obedecer e me ocorreu que era o carma negativo dele por interferir na minha generosidade — eu tinha feito questão de alimentar qualquer cachorro que aparecesse na minha porta a qualquer hora do dia. o dia, e alimentar Huang por volta das 18h diariamente era um prazer para mim e eu sabia que ele apreciava muito, sendo um vira-lata sem uma fonte constante de alimento. Na verdade, os cães vadios, na pior das hipóteses, simplesmente jogariam lixo em algum lugar, mas não danificam nada, pois tudo é feito de cimento sólido.

Infelizmente, no dia seguinte, Lama-ji demonstrou a sua total crueldade para com os animais. Quando voltei do bazar, o cachorro que chamo de Beardo me seguiu, apesar de eu tentar dissuadi-lo, pois eu sabia muito bem que a equipe não ficaria satisfeita se ele aparecesse. Mesmo assim, ele se seguiu à distância e algumas horas depois olhei pela janela e o vi dormindo do lado de fora da minha porta. Pensei que, ao escurecer, lhe daria um pouco de tsampa (mingau feito de farinha de cevada torrada), pois tinha que alimentá-lo em segredo.

Não muito tempo depois, eu estava sentado lendo e ouvi o cachorro ganindo bem alto. Olhei pela janela e vi o cachorro descendo a colina correndo com o rabo enfiado entre as pernas. Lama-ji tinha algumas pedras nas mãos enquanto observava o pobre cachorro fugir. Isso quase me fez chorar, pois abomino absolutamente a crueldade com os animais. Lama-ji então começou a cantar “Om Mani Padme Hum”.

Escusado será dizer que cantar o mantra da compaixão depois de ferir intencionalmente um cão vadio que estava apenas dormindo é simplesmente hipócrita e impróprio para um monge. Fui examinar a pedra que atingiu Beardo. Era afiado e não pequeno. Existem maneiras mais não violentas de se livrar de cães vadios, como jogar água sobre eles, mas em Ladakh as rochas são abundantes e a água é cara.

No entanto, isto na verdade fala de algo sobre o condicionamento cultural e como ele se relaciona com o Budismo. Em Ladakh, as pessoas desprezam os cães vadios e não têm escrúpulos em prejudicá-los. Duvido que alguém, mesmo os monges, desencoraje os outros de chutá-los ou atirar pedras neles, apesar da realidade de que no Budismo prejudicar intencionalmente os animais não é apenas carma negativo, mas contrário aos ideais de compaixão e bondade. Em outras palavras, o condicionamento cultural substitui a ética do Budismo em muitos casos.

Tomemos por exemplo como a maioria das nações budistas, bem como aquelas com populações budistas significativas, defendem a pena de morte. Poucas dessas nações, se é que alguma, têm grandes campanhas para abolir também a pena capital. Mais uma vez, aqui está o Budismo ensinando compaixão e não-violência, mas algo como a pena de morte é activamente apoiado pela população.

Posso ser acusado de ser um idealista, mas não é uma grande exigência pensar que os indivíduos, especialmente os budistas, leigos e monásticos, possam abster-se de ferir os animais e realmente assumir a responsabilidade de sentir alguma empatia pelo seu bem-estar. Afinal, no Mahāyāna, o estado de Buda é resultado não apenas da sabedoria, mas também da compaixão. Idealmente, essa compaixão deveria substituir o condicionamento cultural que encorajaria comportamentos contrários ao caminho, como atirar pedras em cães.

Artigo escrito originalmente em inglês pelo acadêmico budista Jeffrey Kotyk (Indrajala)

OM MANI PADME HUM

--

--

Academia de Nalanda

Estudos Budistas e traduções em Português. Redescobrindo as raízes indo-europeias do Budismo Ortodoxo Tradicional.