TaqTalkies #20: Thiago Watanabe

Greg Milani
TaqtileBR

--

Nesse episódio #20 do TaqTalkies conversamos com o Taqtiler Thiago Watanabe, mais conhecido como Tiba.

Conheci o Tiba na Taqtile há uns 3 anos atrás, porém a história dele com a Taqtile/I.ndigo vai de mais longe. No tempo de faculdade, quando ele ainda era um politécnico a I.ndigo (antigo nome da Taqtile) foi a sua primeira experiência de estágio. Nessa época a empresa tinha 15 colaboradores, por esse motivo a vibe da I.ndigo era bem família, com jantares na casa de funcionários, festas em repúblicas, noite de jogos e afins… Eu também peguei parte dessa época da empresa e de fato foi um período muito divertido.

Dando um fast foward para 2015, quando conheci o Tiba, a I.ndigo já não era mais I.ndigo. A empresa de 15 colaboradores tinha virado a Taqtile com 60 Taqtilers. Nesse período eu sempre estava correndo, visitando clientes em reuniões ou aplicando Design Sprints. Por isso acabei nem conversando muito com o Tiba. Mesmo sem ter falado com ele, imagino o choque que deve ter sido voltar para uma empresa que não tinha o mesmo nome e com mais do dobro de pessoas.

Nesse primeiro ano que conheci o Tiba, a memória mais clara que tenho são das chegadas dele no escritório. Boa parte dos Taqtilers quando chegam para trabalhar colocam suas coisas na mesa, abrem o notebook e já começam a codar ou fazer suas telas no Sketch. Em paralelo tinha o Tiba, que indo contra a maré , fazia questão (e ainda faz) de passar na mesa de cada pessoa para dar um bom dia, bater um papo e perguntar como andam as coisas.

Dando mais um fast foward na nossa linha temporal, em 2017 a Taqtile criou o comitê de cultura da empresa na qual eu, Tiba, Hashi e Flávio fomos convidados a representar os Taqtilers e discutir questões relacionadas a processos, pessoas e valores da empresa. Nessas reuniões conheci melhor a pessoa, simpática que fazia questão de passar na minha mesa e fazer small talk e construimos uma amizade.

Hoje, o Tiba além de fazer parte do comitê da cultura, de ajudar na contratação de novos Taqtilers, de criar templates, revisar código dos outros, ele que faz o onboarding de estagiários e desenvolvedores. Tarefa que exige muito paciência, pois na Taqtile a cada 4 meses trocamos de estagiários (nós adoramos vocês estag's 😍)

Uma das coisas que mais admiro no Tiba é a sua dedicação com simplesmente tudo que ele faz: programação, desenvolvimento de outros Taqtilers e até no Crossfit. Hoje ele planeja realizar um sonho antigo, que é cursar a faculdade de medicina e não tenho dúvidas que ele será um ótimo médico 👍

Depois dessa introdução, deixo vocês com o homem que é só pequeno de estatura, mas grande de coração o futuro Dr. Tiba!

Olá! Me conta o que você faz aqui na Taqtile

Atualmente sou o coçador oficial do Taki. Toda vez que está com uma coceira, ele vem para a minha mesa e pede para dar uma coçadinha básica. Nas horas vagas, costumo fazer code reviews, trabalhar no template, dar uma revisada na qualidade de código dos projetos em andamento, cuidar do onboard dos estagiários e novos efetivos e, quando necessário, dar uma mão em um projeto ou em outro.

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

Como experiências formais, pré-graduação, estagiei em 4 empresas: aqui (na época, I.ndigo), numa empresa que trabalhava com conteúdo educativo 3D chamada P3D, na Itelios, que era fábrica de software (em particular sistemas web) e a última era na Software Express, empresa de transações bancárias eletrônicas.

Já formado, voltei a trabalhar 2 anos e meio na P3D, mas como dev responsável por um projeto que seria o novo player 3D da empresa (inclui coisas como interpretação dos conteúdos, engine de script, segurança, som, vídeo, toda UI interativa e o core, que é a engine 3D). Apesar de muitos perrengues, acho que essa experiência representou um verdadeiro boost na minha formação profissional, pois não existia “referências” na empresa, nem alguém que poderia me ajudar. Éramos eu e o Google para tocar todo o projeto.

Informalmente, já fiz alguns bicos também: dei aulas particulares, dei aulas como voluntário numa comunidade carente, dei aulas de bonsai, origami e catecismo, fui monitor de crianças, encadernei livros, pintei paredes, fui auxiliar de compras, já vendi bugigangas na escola e montei cartazes de eventos.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Que tenho a nítida impressão que morrerei cedo. Um chute seria com uns 35 anos de idade (tá chegando, gente).

Outra coisa que poucas pessoas sabem é que já quase morri 4 vezes, sendo que 2 dessas foi quase afogado (uma nos primórdios da minha infância, e outra já depois de formado), uma foi quase atropelado por um ônibus (e eu de bike, kkk) e uma quase caindo de um precipício (devia ter alguns poucos quilômetros de altura).

Ah! Quase fiquei cego quando era criança também! Fui mordido ao redor do olho pelo cachorro da minha avó e o médico disse que precisava só de mais 1 ou 2 milímetros para eu ser um verdadeiro pirata.

Mas fora esses pequenos detalhes, não tem nada de muito interessante na minha vida para as pessoas saberem.

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

Viver todos os instantes do dia como se fossem os últimos e, desta forma, não perder tempo com coisas que possuem baixo valor para mim. Ao mesmo tempo, ver esses mesmos momentos como se fossem os primeiros de muitos e, portanto, não fazer escolhas que me trarão consequências que não desejo e nem criar “necessidades desnecessárias”. Resumidamente, é viver de forma plena e intensa, mas, ao mesmo tempo, de forma responsável.

Também tenho um fortíssimo desejo de que as pessoas ao meu redor vivam de forma plena (e, na minha opinião, mais felizes). Como resultado disso, tento ajudar os outros nessa mesma empreitada, e procuro ser cada vez melhor sempre, em todos os âmbitos, para conseguir ajudá-los de verdade.

Ao final do dia, todos os dias, revejo as minhas ações e escolhas e, se vivi de forma coerente, penso, com uma imensa paz e tranquilidade, que fui pleno e fiz o meu melhor (o que não significa acertar todas). Depois, penso nos pontos que quero melhorar no dia seguinte. E se não fui coerente, com toda paz e tranquilidade, renovo a minha disposição de viver de forma coerente.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Coçar o Taki. E o grande segredo é, não contem para os outros, muito treino!

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Vixe… vou ter que dar uma roubadinha aqui, hehehe, mas preciso elencar algumas e não uma:

  • Honestidade — profunda e verdadeira honestidade, não somente para com os outros, mas também para consigo mesmo. É aquela honestidade que nos faz reconhecer quando estamos sabotando a nós mesmos
  • Justiça — que não é igualdade para todos, mas é a justa medida de acordo com as escolhas, ações e condições de cada um. É aquela que diz que, se queremos mais (seja salário, seja benefícios, seja reconhecimentos, seja amizade), precisamos dar motivos para tais retornos
  • Comprometimento — sincero, e principalmente, com a excelência. É esse comprometimento com a excelência que também me move a estudar sempre, a ter um olhar crítico sobre o meu próprio trabalho, a não ceder a qualidade do trabalho sem justa causa

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Tirando trabalhar? Hum… estudar (programação, medicina, filosofia, etc), praticar atividades físicas (atualmente Crossfit e ginástica meio olímpica, hehe), eventualmente assistir algum seriado ou filme.

Na verdade, tirando os filmes e seriados, não considero o resto como coisas do meu tempo livre. Para mim, são coisas que gosto de fazer tanto quanto trabalhar.

Também gosto muitíssimo de conversar com a minha família e com alguns amigos mais próximos.

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Qual você quer saber? Tenho algumas… mas tenho vergonha, heheh.

Minhas irmãs me contam com frequência (e com um certo rancor, hahaha) que, quando eu era pequeno, subia na mesa, pegava as laranjas da fruteira e atirava-as ao chão… crianças.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Que eu não tenho nem 1,60m de altura. Aliás, isso me faz chorar até hoje, kkk.

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Quando faço cocô, eu esqueço de comer… quando eu como, eu esqueço de fazer cocô…

Fora isso, acho que quase tudo que escolho fazer é capaz de me fazer esquecer dessas duas necessidades básicas, ou seja, trabalhar, estudar, fazer esportes, ler, assistir seriados/filmes, conversar com a família e amigos, etc.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Tirando as coisas básicas que ficam em aberto naturalmente (ver se está tudo ok com as dívidas, passar as posses para a minha família, etc) não faria nada de diferente. Como disse antes, procuro viver como se estivesse no fim da minha vida. O que poderia acontecer é eu ter uma forcinha extra na minha busca por ser melhor… acho.

Gostaria de ser lembrado como eu sou, simples assim. Se não for assim, ou preciso mudar a minha forma de viver, ou estou desperdiçando a minha vida.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Perigosamente, hahaha. Sou muito esquecido e desorganizado… 😅

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

None, lembra? Sem necessidades desnecessárias.

Quais são seus filmes favoritos?

Hum… Tuesdays with Morrie pois me ensinou a como viver melhor, Patch Adams exemplo de compaixão e dedicação aos outros, La vita è bella porque mostra como encarar a dureza da vida, Gladiator pela nobreza, sob todas as circunstâncias, Okuribito por mostrar a beleza e nobreza da morte, The Last Samurai pelas espadas, definitivamente, e os da Ghibli (sou fanzaço) Sen to Chihiro no kamikakushi, Mononoke-hime e Kaze tachinu.

Menções honrosas para: Forrest Gump, The Shawshank Redemption, Gran Torino, The Power of One, A Beautiful Mind, Jerry Maguire

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Atualmente estou lendo Sapiens para o café filosófico (encontro de Taqtilers para discutir filosófia). Em paralelo, estou tentando ler outros livros, mas sem sucesso.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

Hum… só 3?

  • A Cidadela, de A. J. Cronin — pois me fez perceber como é fácil se desviar dos seus princípios, bastam pequenas brechas.
  • O Pequeno Príncipe — para o filósofos com um toque de romance, ensinou-me o peso e a beleza da amizade
  • Apologia de Sócrates — mostra o que é ser verdadeiro com os próprios valores e o que é viver de fato a justiça

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Depende. Quando preciso de concentração, não escuto nada. Quando estou mais cansado, ou com a cabeça muito cheia, ou tem muito barulho na rua, escuto músicas modernas e descoladas, aquelas que tocam na Antena 1 e Alpha FM.

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Com o propósito de recarregar as energias eu não faço nada, nem para esquecer do trabalho. Adoro o meu trabalho… o pelo do Taki é bem fofinho, hahaha.

Brincadeiras a parte, eu realmente não tenho necessidade de me esquecer do trabalho nem para repor as energias. É claro que existe o desgaste natural do corpo e da mente, mas isso, em geral, eu recupero com as minhas atividades rotineiras.

Qual o melhor conselho que já recebeu?

“Sê útil, deixa rastro”.

Quais seus maiores medos?

Deixar de viver conforme meus valores e princípios. Já tive uma época da minha vida em que descuidei mais disso e confesso que não foi legal… na hora até parecia ok, mas as consequências não justificam, definitivamente.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

Ser médico, eventualmente também ser professor. Num futuro mais distante, tentar fazer algo de muito positivo para a sociedade (por hora, isso se traduz em abrir um asilo que seja de preço acessível, mas com o tratamento cheio de delicadeza e compaixão que alguns idosos merecem ter mas não podem).

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Fora ser médico ou professor? Deixa eu pensar… gostaria de ser carpinteiro, ferreiro e se soubesse cantar, cantor, hehehe.

Quais coisas te deixam bastante triste?

Hum… triste, triste eu não sei… Mas se for sofrimento, acho que ver pessoas queridas tristes ou sofrendo. Isso aperta muito o meu peito. Outra coisa que me faz sofrer muito é ver pessoas que quero o bem fazerem escolhas que acho que as farão sofrer no futuro. Agora se me perguntassem o que me revolta… aí a lista aumenta exponencialmente.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

O que já faço diariamente, certamente. Senão, qual o sentido do meu dia-a-dia? Não quero viver feliz somente alguns momentos da minha vida, muito menos apostar em coisas que não tenho e nem sei se terei, que não sou e nem sei se serei. Coloco todo o meu intelecto e coração no que faço hoje, no que faço agora, pois é isso que me preenche e me faz feliz.

Para mim, felicidade é a consequência de se viver de forma plena, e isso é fruto das escolhas que fazemos, todos os dias, todos os momentos, das escolhas mais grandiosas às mais “insignificantes” (pois não existe escolha insignificante, só a nossa ignorância que vai cobrar o juros dela mais tarde).

Pelo que você se sente mais grato?

Por ter aprendido a importância de viver cada dia como se fosse o último e como se fosse o primeiro. Isso foi resultado de estar cercado de muitas pessoas boas, com visão crítica e experiência de vida. Esse é um dos motivos pelo qual falo tanto sobre a importância de se fazer as amizades certas e de se afastar das más influências.

Aliás, esse parece ser um erro comum, achar que má influência vem só de más pessoas. Acredito que má influência pode vir de muitas formas: pensamentos, comportamentos, escolhas, etc. É como química: basta uma pessoa ser facilmente influenciável num determinado aspecto, junto de uma situação/ideia/escolha de outra, que você pode ter uma verdadeira bomba. E muitas vezes só se percebe o estrago depois de muito tempo.

O que você gosta menos sobre você?

Hoje é o meu orgulho vão. Mas teve uma época em que era a minha estatura… vai entender… ¯\_(ツ)_/¯

Um desenho do nosso Taqtiler Tiba feito pelo Alexandre Ohara 👌

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Depende. Alguns devem pensar que sou um carrasco, outros que sou um F*$&%P%@*&#. Who cares?

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Tenho poderes! Fico invisível quando estou sozinho num quarto com zero iluminação. É ver para crer!

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Acho que as coisas que fiz nas 3 últimas vezes em que quase morri… mas isso é só um chute.

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

Sentir-me pleno fazendo o que faço hoje, todos os dias, e, mais importante ainda, sabendo que posso mudar o que faço que continuarei me sentindo pleno, pois o que importa é o propósito de vida, a busca contínua pela coerência e o mindset de encarar as dificuldades e sacrifícios da vida com bons olhos sempre.

Qual a melhor decisão que já fez?

A primeira melhor foi a de continuar sendo católico (de verdade) por mim mesmo, sendo verdadeiro protagonista da minha vida, aos 15~16 anos de vida. Isso me fez ver que sou eu o verdadeiro responsável pela minha vida e pelas consequências dela.

A segunda melhor foi a de não ser mais um torcedor de futebol, decisão esta que tomei aos tenros 8 anos, porque me revoltei com a discrepância entre o salário de um jogador de futebol (que, na prática, tinha zero contribuição para a minha vida) e um gari (que ficava o dia inteiro na rua para fazer dela um lugar melhor). Ainda hoje mantenho a minha decisão e ela se mostra cada vez mais acertada.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

Foi pedir água em pó e água na chapa, na cantina da escola. A moça não me entendeu…

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

Tomar as rédeas da minha vida e parar de ficar culpando os outros, as circunstâncias e a galáxia pelas falhas e sofrimentos da minha vida (pelo menos, é isso que procuro evitar).

Acho que só quem de fato tomou essa mesma decisão entende o peso e importância que ela tem em nós.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Cuspir numa pessoa que passava embaixo da varanda do prédio… era jovem e tolo… mas aprendi! Hoje cuspo e me escondo rapidamente (🙊) kkk.

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

É uma que se repete anualmente. Todo ano faço um retiro espiritual, onde revejo a minha vida, meus valores, as minhas decisões, etc. São 2 dias de silêncio e muita reflexão. Sempre me parece que é pouco tempo e em todas elas saio com um ânimo e paz que superam qualquer outro lazer que a vida já me ofereceu (e suspeito, que possa vir a me oferecer).

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

Todo o tempo e escolhas que fiz para me tornar cada vez mais uma pessoa melhor, ao invés de “aproveitar a vida”, como muitos dizem e fazem por aí. O resultado é que hoje, sou extremamente satisfeito com o meu dia-a-dia, pleno e com muita paz e tranquilidade nas minhas escolhas e não tenho a necessidade de fazer outras coisas se a morte bater à minha porta amanhã.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Foi um santo católico chamado São Josemaria. Uma parte bem grande da sabedoria dele foi passada para muitas pessoas que entraram em contato comigo, inclusive os meus pais, e é graças a todos eles que descobri os valores que tenho bem arraigado em mim hoje.

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Que existe bom senso. Certamente a maior balela da história da humanidade, seguida do Papai Noel e do coelhinho da Páscoa.

A outra coisa seria que existe o óbvio. Outro conto da carochinha… O óbvio só é óbvio porque é lógico, e só se pode chegar à conclusão do lógico se as pessoas são capazes de colocar a massa cinzenta para funcionar. Advinha o que a vida me ensinou?

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Gostaria de ir para o Japão medieval ser um ferreiro da época. Sou apaixonado por Katanas.

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Meu carro. Economizei nos meus primeiros anos de trabalho e comprei à vista, zero Km. Andar a pé, até o terminal de ônibus, às 23h na Giovanni Gronchi, sozinho, todos os dias, não é legal… definitivamente.

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

Acho que o meu maior fracasso foi quando descuidei dos meus valores e passei a viver de forma menos coerente na minha vida. Como lidei? Com um bom retiro espiritual, conselhos e bordoadas de verdadeiros amigos e coragem, para viver segundo os meus princípios e não segundo as minhas falsas necessidades.

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

Que não há nem bom senso nem coisas óbvias, hahaha.

Falta realizar algum sonho? Qual?

Faltar, faltar não. Tenho sonhos sim, mas nenhum deles é realmente necessário para mim. Mas se o intuito é falar um pouco sobre os sonhos, um dos meus de adolescência era achar uma pessoa que queira ser minha parceira, amiga e amor da minha vida, e constituir uma família, a melhor do mundo, com ela. “Nussa, isso é utópico”: eu sei, por isso classifico como sonho, senão seria objetivo de vida.

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

O mesmo que recebi: “Sê útil, deixa rastro”. Mas passando para um linguajar mais moderno seria algo como: pare de ser um ser cagante e torne-se um ser pensante (para quem não entendeu o conselho na primeira forma, o rastro citado não é o número 2, sacou?).

Desabafando um pouco, eu diria também:

Reflita antes de reclamar do serviço dos outros (telefone, luz e outros serviços e produtos que utilizamos no dia-a-dia) e pondere se a qualidade do seu trabalho é tão inferior quanto, e você negligencia o seu aprimoramento (ou seja, não estuda nem pratica, ao invés disso, só pensa em festinha, comida, cama e televisão).

Reflita antes de reclamar da corrupção dos outros e pondere se você também é desonesto no seu dia-a-dia sem qualquer justificativa (trabalha com pouco empenho, baixa filmes/seriados ao invés de assinar algum serviço de streaming, faz download de livros ao invés de comprá-los).

Reflita antes de reclamar do seu salário, bônus, reconhecimentos, e pondere se você também não reconhece o valor do trabalho dos outros (o trabalho da faxineira, porteiro, etc, que facilitam a nossa vida mas ninguém agradece, a pirataria que é clara falta de reconhecimento do valor do trabalho do outro, ou aquele jeitinho maroto para não pagar o devido valor do que você consome).

Sim meu amigos terminamos o nosso vigésimo episódio do TaqTalkies. Próxima semana estarei de férias, será que teremos outra entrevista? Veremos, mas enquanto isso basta clicar aqui e ler nossas outras histórias.

--

--