Bodoni

O italiano Giambattista Bodoni completaria hoje 276 anos .

Greg Lopes
3 min readFeb 16, 2016

Um pouco de história.

Nascido em 16 de Fevereiro de 1740 em Saluzzo, no Piemonte. Aprendeu na oficina do pai o que o faria mundialmente famoso, o ofício de tipógrafo e a arte de gravar tipos.

Em 1771, Bodoni editou a sua primeira obra tipográfica.

Bodoni morreu no ano de 1813 em Parma; em 1818, a sua viúva publicou em dois volumes, somando 543 páginas, o Manuale Tipografico, que Bodoni preparara ao longo de 50 anos.

Classuda e elegante, é como podemos descrever as tipos criadas por Bodoni, são reconhecidas pela forma repentina que seus traços fazem a transição de eixo, as terminações arredondadas e os arremates com traços finos que existem praticamente independente das hastes. Em uma rápida análise de suas tipos ao longo do tempo, vendo para além destas questões processuais, percebemos que culturalmente, elas tornaram-se clássicos, sendo consideradas as primeiras tipos modernas da história da tipografia, vale lembrar que "moderno", para tipografia, não tem conexão com o moderno da Bahaus e do funcionalismo na arquitetura. Os tipos de Bodoni são referências em elegância e bom gosto, usadas para dar rosto para algumas das grandes marcas presente em nosso dia a dia, como por exemplo as icônicas revistas de moda Harper’s Bazaar e Vogue, ou ainda para grifes de luxo como Elizabeth Arden, Guerlain, Giorgio Armani e o icônico "CK" da Calvin Klein.

Vejam está incrível animação, feita em 2017 pela designer Fanny Deroubaix para o aniversário de Bodoni

Parabéns para o grande mestre tipógrafo.

Veja o Manuale Tipográfico de Giambattista Bodoni completo.

Para quem quiser saber mais, um livro bem legal é o B de bodoni (este aqui)

--

--

Greg Lopes

I'm a Product and Design Manager at levva — In Love with colors, peoples, HCD, LPs, charutos, books and jazz