Até quando, Brasil?

Vamos tentar não entrar no espectro ideológico e partidário. Até quando o brasileiro vai aguentar a forma que é feita a política no país?

É certo que o brasileiro sempre teve um lado tolerante quanto aos seus governantes. Mas a história do nosso país mostra que essa paciência, apesar de grande, tem limite. Assim se fez na Ditadura, que foi terminada aos gritos, sangue e muita luta. Assim ficou claro com os caras-pintadas que foram às ruas para pedir o impeachment de Fernando Collor de Mello.

E assim se mostra nos dias de hoje e o Brasil tem ido às ruas. Contra a corrupção, em todo o Brasil. Pelo direito de poder estudar, em São Paulo. Pelo direito de ensinar de maneira digna, no Paraná. Pelo direito de poder viver a cidade, em Recife. Quatro de muitos movimentos que tomam as ruas do país. Todos eles tem duas coisas em comum:

  • A primeira é o anseio pelo direito de participar da política e das decisões que nos afetam diretamente. O Brasil anseia por uma democracia mais participativa.
  • A segunda é o completo descaso de nossos governantes em relação a essa vontade. Não querem nos deixar participar e decidir e não querem ouvir os que estamos pedindo.

E até hoje os brasileiros não conseguiram se unir para este propósito. Enquanto a ideologia e o partidarismo estiver acima dos ideais e dos objetivos, essa será uma tarefa muito difícil.

Vamos no unir?