Image for post
Image for post
Algemiro Alves Pereira teve que deixar a área em que morou durante 50 anos (Foto: Beatriz Couto)

Está escrito com todas as letras, num dos muitos volumes que formam o processo nº2005.71.02.000052–4: era 1967 quando Algemiro Alves Pereira foi convidado a morar dentro do campus da ainda incipiente Universidade Federal de Santa Maria. Mas ele não pode ler essas palavras. Não pode ler nenhuma das frases que, em 2017, sentenciaram sua saída da área nas proximidades da Olaria — fábrica em que passou a maioria de seus dias, e algumas das noites, como caldeiro. Apesar de ter vivido 50 anos dentro da maior instituição de ensino superior da cidade, ele nunca aprendeu a ler.

Doze anos após…


Image for post
Image for post

A palavra “bissexualidade”, embora usada para definir pessoas que se atraem por ambos os sexos, muitas vezes é vista como sinônimo de indecisão e vulgaridade por heterossexuais e, até mesmo, outros membros da comunidade LGBT. Esta concepção errada que muitos têm sobre bissexuais torna-se ainda mais forte graças a pouca representação dessas pessoas em séries e filmes. Afinal, quantos personagens você pode afirmar com total certeza serem bissexuais no cinema ou em programas de TV? Sua resposta, infelizmente, deve ser “poucos” ou “nenhum”.


Image for post
Image for post

Celulares tocavam. Um, dois, três, muitos. Os gritos vinham de todos os lados e a fumaça negra encobria o céu da cidade coração do Rio Grande do Sul. As lágrimas que começaram na madrugada de 27 de janeiro de 2013, ainda não cessaram.

A Kiss estava lotada. Lá dentro, muitos jovens e estudantes se divertiam. Iniciou-se ali a maior tragédia do Estado. Iniciou-se o resultado de uma série de irresponsabilidades. Iniciou-se o pesadelo de inúmeras famílias. Iniciou-se o fogo.

Eles não tinham culpa. Só queriam aproveitar o fim-de-semana, aproveitar a vida. Assim como eu, como você e tantos outros jovens…


O artigo sexto da Constituição eleva uma palavra muito comum na boca dos moradores da Ocupação Vila Resistência a categoria de direito social: moradia. Mais do que uma palavra, ali, “moradia”, é uma luta — talvez uma conquista — diária.

Image for post
Image for post
Capim alto e arbustos são substituídos por moradias improvisadas na Ocupação (foto: Alexandre Montibeller)

No bairro Pinheiro Machado, próximo ao Loteamento Cipriano, as tardes de sábado ensolarado podem ter um quê de diferente. Ali, nem tudo são casinhas coloridas, onde vizinhas matraqueiam e pais de família lavam o carro velho em frente à casa. Na rua Engenheiro Adi Forgiarini, especificamente, há um certo ponto em que, a princípio, vê-se apenas capim alto. Mas, logo…


O TEXTO CONTÉM SPOILERS

No último dia 31, a Netflix lançou em sua plataforma a série “13 Reasons Why“, baseada no livro Os 13 Porquês, de Jay Asher. Ela conta a história de Hannah Baker (Katherine Langford), uma garota que cometeu suicídio, mas antes deixou 13 fitas cassete explicando os treze motivos que a levaram a interromper sua vida.

Image for post
Image for post
Clay Jensen (Dylan Minnette) encontra na porta de casa um pacote com as fitas cassete gravadas por Hannah.

A série, desde a sua estreia, ganhou grande repercussão na mídia, principalmente pelo modo como traz em sua produção temas como bullying, depressão, sexualidade, abuso de álcool, estupro e, é claro, suicídio. …


Image for post
Image for post
Estudantes apoiam os moradores das proximidades da Olaria (Foto: OCUPA UFSM)

Dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vivem moradores que nem sequer sonham em entrar nas salas de aula. Em comum com os estudantes, apenas o material que foi usado na construção das paredes que ambos os públicos -moradores da Olaria e estudantes — frequentam. Os tijolos com que são feitas as casas dos moradores são os mesmos que preenchem as paredes dos laboratórios, das salas e de quase todos os edifícios da UFSM.

Mas as semelhanças terminam aí. As ruas calçadas ou asfaltadas do campus de Camobi são substituídas por estradas de chão batido onde a última chuva…

Gritos do Silêncio

Programa da Rádio Universidade 107.9 FM dedicado a movimentos sociais, minorias, empoderamento cidadão e valorização de iniciativas. https://goo.gl/EFesn5

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store