As ideias deste artigo começaram a surgir depois de ler Homo Deus, do Yuval Noah Harari, e assistir Dark, da Netflix. Livro e série recomendadíssimas se o assunto te interessar. A verdade é que tudo começou mesmo nesta thread do Twitter e estou refletindo sobre isso desde então.

Com alguma frequência, aos domingos como pizza amanhecida no café da manhã.

O cheiro de café passando se espalhando pela cozinha enquanto o queijo derrete e escorre pela lateral da fatia de pizza, estalando quando encosta na chapa aquecida sobre o fogão. Assim começou meu domingo.

E como de costume, depois do…


Foto de Noel Portugal

Neste texto vou falar sobre quanto custa comprar um carro — mas isto não é sobre carro ou mobilidade, é sobre custo de oportunidade.

Felizmente pude optar, minha vida inteira, por não ter um carro — mas tenho uma moto faz alguns anos (minha guerreirinha) e é ela que atende minhas necessidades de mobilidade do dia a dia.

Existem vários artigos falando sobre o custo real de ter um carro, levantando detalhes que algumas pessoas não consideram na hora da compra:

  • manutenção
  • documentação
  • depreciação
  • seguro

Não vou abordar nada disso. Com alguma pesquisa você encontra vários simuladores que te ajudam…


goof — by Michael Winters

Na minha primeira vez eu pensei “ah, foi dessa vez, pra experimentar”. E agora, em retrospecto, percebo que estou "experimentando" faz anos.

A gente repete, vai fazendo, vai sendo, mas sempre acha que se quiser para.

O que começou num final de semana, alcoolizado em alguma balada esquisita, agora começa a afetar tua vida, teu trabalho, teus relacionamentos.

Quando tu se dá conta, já perdeu o controle. Antes tu era assim só no fim de semana. Agora é terça-feira? Bora, surgiu uma oportunidade. SEXTACHEIRA? É o dia, mete o loco.

Depois de um tempo tu nem percebe, mas já não…


No treinamento de sobrevivência que participei tivemos um dia de exercícios na água. Transposição de rio, frio, controle de respiração.

Água deliciosamente gelada. Deliciosamente durante o dia, quando eu conseguia achar um lugar onde o sol chegasse. Depois deste treinamento foi a noite mais desconfortável que tive na vida, até o momento.

Neste texto não vou falar sobre o que passamos dentro da água — tinha alguns pontos sobre isso, mas fica para outro dia. Vou escrever sobre o que vem depois de um bom banho: sair molhado.

Sem conseguir fazer fogo, com roupas e botas molhadas na selva úmida…


Resting, de Philippe Teuwen

Acho importante um disclaimer antes de falar sobre um assunto que pode soar pedante, como a possibilidade de reduzir a carga horária de trabalho.

Meu objetivo é trabalhar menos e continuar ganhando a mesma coisa, mas sei que isso é um privilégio e, infelizmente, não é uma possibilidade para a maioria das pessoas. Principalmente em época de crise econômica, política e flexibilização de leis trabalhistas como a que estamos vivendo no nosso circo de “ordem e progresso”.

Não quero soar como mais um texto sobre os “jovens que largaram tudo para fazer o que amam”. Já não sou jovem e…


Hoje finalmente vi as obras da Exposição “Queer Museu”, que causou tanta polêmica. E não é por menos, isto é uma verdadeira abominação a moral e os bons costumes.

Se tu também está chocado com aquela exposição imoral eu listei 50 coisas que devemos boicotar (o MBL que me ajude nesta) por desrespeitar o sagrado, a moral e os bons costumes ou por ser coisa gayzista. Para facilitar eu já coloquei ao lado de cada uma os motivos que devemos fazer o boicote.

Unidos vamos tornar o brasil mais cristão e limpo destas obscenidades!

1) Game of Thrones (incesto, paganismo…


Foto de Hamza Butt

Periodicamente escrevo as amarguras que estou sofrendo como empreendedor. Sabe como é o “first world problems”, escrever é um bom desabafo e também me ajuda a racionalizar sobre os problemas.

No último trimestre estou o retrato fiel do Otário Empreendedor (Otário Empreendedor is a Clécio Bachini™), então resolvi na última semana fabricar mais um textão™ para organizar as ideias — e quem sabe ajudar mais algum leitor em situação parecida.

O plano

Este ano eu limitei os projetos que estou trabalhando como programador e consultor para dedicar mais tempo ao Eu Compraria.

Esta decisão, no curto prazo, pode afetar minha renda negativamente…


Alcatraz — por Guilherme Serrano

TLDR;

O que esperar desse texto? Respostas (ou mais perguntas) sobre:

  1. Por que pretendo evitar publicar conteúdos exclusivos no Facebook (DICA: me siga no Twitter e no Medium)
  2. Por que estou mudando a forma como uso o FB
  3. Como pretendo usar o FB

Apesar do título, não deixarei se usar o FB e acho que ele ainda tem bom uso. Evitarei apenas manter qualquer conteúdo exclusivo que eu crie lá.

Não vou abordar muito o assunto de open web e Facebook, quero escrever apenas do que vou fazer e porque isso me afeta. …


Dependendo do tipo de conteúdo que vou consumir gosto de fazê-lo em velocidade acelerada. Não tenho certeza se isso é bom ou se corre o risco de entrar numa loucura de aceleração de vida, etc. Já ouvi vários argumentos contra isso, mas sinto que consigo consumir (e aproveitar) muito mais conteúdo desta maneira, então isso tem funcionado bem para mim.

Assisto videos e ouço podcasts em até 2 x a velocidade normal dependendo do tipo de conteúdo e do idioma. Para leitura eu uso um plugin chamado Spreed, para o Chrome, que me auxilia na leitura dinâmica.

O Spreed é…


Na época de ouro dos blogs no Brasil (talvez entre 2005–2010?) e no final de minha adolescência, criei uma ferramenta de monetização de conteúdo que virou um pequeno e lucrativo negócio.

No ápice lucrava R$80 por dia — não é muito para um negócio, mas era uma renda totalmente passiva e com custo próximo dezero para manter a ferramenta funcionando. Estamos falando de 2009 e de um adolescente, portanto era uma ótima mesada.

A ferramenta era um snippet em javascript para gerar uma vitrine de produtos (oi, boo-box!) customizados por conteúdo de acordo com palavras chaves.

A parte técnica era…

Guilherme Serrano

Aspire to Inspire.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store